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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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New International Version
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1
|Ezequiel 24:1|
In the ninth year, in the tenth month on the tenth day, the word of the LORD came to me:
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2
|Ezequiel 24:2|
“Son of man, record this date, this very date, because the king of Babylon has laid siege to Jerusalem this very day.
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3
|Ezequiel 24:3|
Tell this rebellious house a parable and say to them: ‘This is what the Sovereign LORD says: “‘Put on the cooking pot; put it on and pour water into it.
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4
|Ezequiel 24:4|
Put into it the pieces of meat, all the choice pieces — the leg and the shoulder. Fill it with the best of these bones;
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5
|Ezequiel 24:5|
take the pick of the flock. Pile wood beneath it for the bones; bring it to the boil and cook the bones in it.
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6
|Ezequiel 24:6|
“‘For this is what the Sovereign LORD says: “‘Woe to the city of bloodshed, to the pot now encrusted, whose deposit will not go away! Empty it piece by piece without casting lots for them.
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7
|Ezequiel 24:7|
“‘For the blood she shed is in her midst: She poured it on the bare rock; she did not pour it on the ground, where the dust would cover it.
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8
|Ezequiel 24:8|
To stir up wrath and take revenge I put her blood on the bare rock, so that it would not be covered.
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9
|Ezequiel 24:9|
“‘Therefore this is what the Sovereign LORD says: “‘Woe to the city of bloodshed! I, too, will pile the wood high.
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10
|Ezequiel 24:10|
So heap on the wood and kindle the fire. Cook the meat well, mixing in the spices; and let the bones be charred.
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva