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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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New International Version
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1
|Lucas 14:1|
One Sabbath, when Jesus went to eat in the house of a prominent Pharisee, he was being carefully watched.
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2
|Lucas 14:2|
There in front of him was a man suffering from dropsy.
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3
|Lucas 14:3|
Jesus asked the Pharisees and experts in the law, “Is it lawful to heal on the Sabbath or not?”
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4
|Lucas 14:4|
But they remained silent. So taking hold of the man, he healed him and sent him away.
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5
|Lucas 14:5|
Then he asked them, “If one of you has a son [Some manuscripts: donkey] or an ox that falls into a well on the Sabbath day, will you not immediately pull him out?”
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6
|Lucas 14:6|
And they had nothing to say.
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7
|Lucas 14:7|
When he noticed how the guests picked the places of honour at the table, he told them this parable:
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8
|Lucas 14:8|
“When someone invites you to a wedding feast, do not take the place of honour, for a person more distinguished than you may have been invited.
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9
|Lucas 14:9|
If so, the host who invited both of you will come and say to you, `Give this man your seat.’ Then, humiliated, you will have to take the least important place.
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10
|Lucas 14:10|
But when you are invited, take the lowest place, so that when your host comes, he will say to you, `Friend, move up to a better place.’ Then you will be honoured in the presence of all your fellow guests.
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Sugestões
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13 de junho LAB 530
O SOFRIMENTO PODE SER UMA DISCIPLINA
JÓ 35-37
Você está lendo direitinho o livro de Jó? Tem sido perseverante em ler os discursos dos quatro amigos e, principalmente ontem e hoje, o discurso do “amigo” Eliú? Porque se não formos perseverantes para, pelo menos, ler a história, é uma vergonha, não é mesmo? Pense na perseverança que Jó teve, ao suportar o sofrimento dele. Ele foi o homem que mais sofreu no mundo, mas que também se tornou símbolo da paciência, pela perseverança que teve em suportar tudo.
Os amigos dele, apesar de ficarem falando muita besteira, também foram perseverantes, coitados! Eles não merecem só a nossa critica, mas merecem também a nossa atenção, porque, apesar dos pesares, eles estavam tentando acertar. Pelo menos, eles estavam ao redor do sorumbático sofredor. Isso já foi uma virtude: aguentar ficar ao lado de Jó.
E nós estamos lendo, especificamente, sobre a última fala de Eliú, que foi o último dos quatro a falar, antes de Deus chegar e se pronunciar naquela discussão. E como as leituras de ontem e de hoje são um discurso só, quero retomar um trecho, que está em Jó 33:14-19, para contextualizar o que quero dizer aqui sobre a leitura de hoje. Assim, faríamos um fechamento sobre essa discussão do sofrimento de Jó.
“Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba. Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas, ele pode falar aos ouvidos deles e aterrorizá-los com advertências, para prevenir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho, para preservar da cova a sua alma, e a sua vida da espada. Ou o homem pode ser castigado no leito de dor, com os seus ossos em constante agonia.”
Comentando sobre isso, veja o que encontrei no periódico “Jó, sofrimento e restauração”, 3º trimestre de 1980, pág. 75: “Eliú era um jovem insatisfeito tanto com os discursos de Jó como os de seus três amigos. Talvez a maior contribuição de Eliú ao debate é a nova ênfase à ideia de que o sofrimento pode ser disciplina, em vez de punição... O conceito de Eliú sobre o sofrimento considerando-o como disciplina não é novo na história de Jó. É a ênfase que ele dá ao conceito que é nova... [Jó] ...deixou que Eliú realçasse a ideia de que o sofrimento pode ser uma disciplina, antes que uma punição”.
Essa é a grande lição. O sofrimento que nos assola não é de todo mal. O lado bom é que ele nos disciplina.
Valdeci Júnior
Fátima Silva