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      Clique para ler Jó 35-37



      13 de junho LAB 530

      O SOFRIMENTO PODE SER UMA DISCIPLINA
      JÓ 35-37

      Você está lendo direitinho o livro de Jó? Tem sido perseverante em ler os discursos dos quatro amigos e, principalmente ontem e hoje, o discurso do “amigo” Eliú? Porque se não formos perseverantes para, pelo menos, ler a história, é uma vergonha, não é mesmo? Pense na perseverança que Jó teve, ao suportar o sofrimento dele. Ele foi o homem que mais sofreu no mundo, mas que também se tornou símbolo da paciência, pela perseverança que teve em suportar tudo.
      Os amigos dele, apesar de ficarem falando muita besteira, também foram perseverantes, coitados! Eles não merecem só a nossa critica, mas merecem também a nossa atenção, porque, apesar dos pesares, eles estavam tentando acertar. Pelo menos, eles estavam ao redor do sorumbático sofredor. Isso já foi uma virtude: aguentar ficar ao lado de Jó.
      E nós estamos lendo, especificamente, sobre a última fala de Eliú, que foi o último dos quatro a falar, antes de Deus chegar e se pronunciar naquela discussão. E como as leituras de ontem e de hoje são um discurso só, quero retomar um trecho, que está em Jó 33:14-19, para contextualizar o que quero dizer aqui sobre a leitura de hoje. Assim, faríamos um fechamento sobre essa discussão do sofrimento de Jó.
      “Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba. Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas, ele pode falar aos ouvidos deles e aterrorizá-los com advertências, para prevenir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho, para preservar da cova a sua alma, e a sua vida da espada. Ou o homem pode ser castigado no leito de dor, com os seus ossos em constante agonia.”
      Comentando sobre isso, veja o que encontrei no periódico “Jó, sofrimento e restauração”, 3º trimestre de 1980, pág. 75: “Eliú era um jovem insatisfeito tanto com os discursos de Jó como os de seus três amigos. Talvez a maior contribuição de Eliú ao debate é a nova ênfase à ideia de que o sofrimento pode ser disciplina, em vez de punição... O conceito de Eliú sobre o sofrimento considerando-o como disciplina não é novo na história de Jó. É a ênfase que ele dá ao conceito que é nova... [Jó] ...deixou que Eliú realçasse a ideia de que o sofrimento pode ser uma disciplina, antes que uma punição”.
      Essa é a grande lição. O sofrimento que nos assola não é de todo mal. O lado bom é que ele nos disciplina.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   New International Version

      • Capítulo 22
      • 1     |Lucas 22:1| Now the Feast of Unleavened Bread, called the Passover, was approaching,
                   
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      • 2     |Lucas 22:2| and the chief priests and the teachers of the law were looking for some way to get rid of Jesus, for they were afraid of the people.
                   
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      • 3     |Lucas 22:3| Then Satan entered Judas, called Iscariot, one of the Twelve.
                   
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      • 4     |Lucas 22:4| And Judas went to the chief priests and the officers of the temple guard and discussed with them how he might betray Jesus.
                   
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      • 5     |Lucas 22:5| They were delighted and agreed to give him money.
                   
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      • 6     |Lucas 22:6| He consented, and watched for an opportunity to hand Jesus over to them when no crowd was present.
                   
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      • 7     |Lucas 22:7| Then came the day of Unleavened Bread on which the Passover lamb had to be sacrificed.
                   
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      • 8     |Lucas 22:8| Jesus sent Peter and John, saying, “Go and make preparations for us to eat the Passover.”
                   
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      • 9     |Lucas 22:9| “Where do you want us to prepare for it?” they asked.
                   
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      • 10     |Lucas 22:10| He replied, “As you enter the city, a man carrying a jar of water will meet you. Follow him to the house that he enters,
                   
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