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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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New International Version
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1
|Lucas 18:1|
Then Jesus told his disciples a parable to show them that they should always pray and not give up.
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2
|Lucas 18:2|
He said: “In a certain town there was a judge who neither feared God nor cared about men.
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3
|Lucas 18:3|
And there was a widow in that town who kept coming to him with the plea, `Grant me justice against my adversary.’
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4
|Lucas 18:4|
“For some time he refused. But finally he said to himself, `Even though I don’t fear God or care about men,
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5
|Lucas 18:5|
yet because this widow keeps bothering me, I will see that she gets justice, so that she won’t eventually wear me out with her coming!’“
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6
|Lucas 18:6|
And the Lord said, “Listen to what the unjust judge says.
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7
|Lucas 18:7|
And will not God bring about justice for his chosen ones, who cry out to him day and night? Will he keep putting them off?
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8
|Lucas 18:8|
I tell you, he will see that they get justice, and quickly. However, when the Son of Man comes, will he find faith on the earth?”
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9
|Lucas 18:9|
To some who were confident of their own righteousness and looked down on everybody else, Jesus told this parable:
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10
|Lucas 18:10|
“Two men went up to the temple to pray, one a Pharisee and the other a tax collector.
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Sugestões
Clique para ler Jó 35-37
13 de junho LAB 530
O SOFRIMENTO PODE SER UMA DISCIPLINA
JÓ 35-37
Você está lendo direitinho o livro de Jó? Tem sido perseverante em ler os discursos dos quatro amigos e, principalmente ontem e hoje, o discurso do “amigo” Eliú? Porque se não formos perseverantes para, pelo menos, ler a história, é uma vergonha, não é mesmo? Pense na perseverança que Jó teve, ao suportar o sofrimento dele. Ele foi o homem que mais sofreu no mundo, mas que também se tornou símbolo da paciência, pela perseverança que teve em suportar tudo.
Os amigos dele, apesar de ficarem falando muita besteira, também foram perseverantes, coitados! Eles não merecem só a nossa critica, mas merecem também a nossa atenção, porque, apesar dos pesares, eles estavam tentando acertar. Pelo menos, eles estavam ao redor do sorumbático sofredor. Isso já foi uma virtude: aguentar ficar ao lado de Jó.
E nós estamos lendo, especificamente, sobre a última fala de Eliú, que foi o último dos quatro a falar, antes de Deus chegar e se pronunciar naquela discussão. E como as leituras de ontem e de hoje são um discurso só, quero retomar um trecho, que está em Jó 33:14-19, para contextualizar o que quero dizer aqui sobre a leitura de hoje. Assim, faríamos um fechamento sobre essa discussão do sofrimento de Jó.
“Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba. Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas, ele pode falar aos ouvidos deles e aterrorizá-los com advertências, para prevenir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho, para preservar da cova a sua alma, e a sua vida da espada. Ou o homem pode ser castigado no leito de dor, com os seus ossos em constante agonia.”
Comentando sobre isso, veja o que encontrei no periódico “Jó, sofrimento e restauração”, 3º trimestre de 1980, pág. 75: “Eliú era um jovem insatisfeito tanto com os discursos de Jó como os de seus três amigos. Talvez a maior contribuição de Eliú ao debate é a nova ênfase à ideia de que o sofrimento pode ser disciplina, em vez de punição... O conceito de Eliú sobre o sofrimento considerando-o como disciplina não é novo na história de Jó. É a ênfase que ele dá ao conceito que é nova... [Jó] ...deixou que Eliú realçasse a ideia de que o sofrimento pode ser uma disciplina, antes que uma punição”.
Essa é a grande lição. O sofrimento que nos assola não é de todo mal. O lado bom é que ele nos disciplina.
Valdeci Júnior
Fátima Silva