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      13 de junho LAB 530

      O SOFRIMENTO PODE SER UMA DISCIPLINA
      JÓ 35-37

      Você está lendo direitinho o livro de Jó? Tem sido perseverante em ler os discursos dos quatro amigos e, principalmente ontem e hoje, o discurso do “amigo” Eliú? Porque se não formos perseverantes para, pelo menos, ler a história, é uma vergonha, não é mesmo? Pense na perseverança que Jó teve, ao suportar o sofrimento dele. Ele foi o homem que mais sofreu no mundo, mas que também se tornou símbolo da paciência, pela perseverança que teve em suportar tudo.
      Os amigos dele, apesar de ficarem falando muita besteira, também foram perseverantes, coitados! Eles não merecem só a nossa critica, mas merecem também a nossa atenção, porque, apesar dos pesares, eles estavam tentando acertar. Pelo menos, eles estavam ao redor do sorumbático sofredor. Isso já foi uma virtude: aguentar ficar ao lado de Jó.
      E nós estamos lendo, especificamente, sobre a última fala de Eliú, que foi o último dos quatro a falar, antes de Deus chegar e se pronunciar naquela discussão. E como as leituras de ontem e de hoje são um discurso só, quero retomar um trecho, que está em Jó 33:14-19, para contextualizar o que quero dizer aqui sobre a leitura de hoje. Assim, faríamos um fechamento sobre essa discussão do sofrimento de Jó.
      “Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba. Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas, ele pode falar aos ouvidos deles e aterrorizá-los com advertências, para prevenir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho, para preservar da cova a sua alma, e a sua vida da espada. Ou o homem pode ser castigado no leito de dor, com os seus ossos em constante agonia.”
      Comentando sobre isso, veja o que encontrei no periódico “Jó, sofrimento e restauração”, 3º trimestre de 1980, pág. 75: “Eliú era um jovem insatisfeito tanto com os discursos de Jó como os de seus três amigos. Talvez a maior contribuição de Eliú ao debate é a nova ênfase à ideia de que o sofrimento pode ser disciplina, em vez de punição... O conceito de Eliú sobre o sofrimento considerando-o como disciplina não é novo na história de Jó. É a ênfase que ele dá ao conceito que é nova... [Jó] ...deixou que Eliú realçasse a ideia de que o sofrimento pode ser uma disciplina, antes que uma punição”.
      Essa é a grande lição. O sofrimento que nos assola não é de todo mal. O lado bom é que ele nos disciplina.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 17
      • 1     |Lucas 17:1| Jesus said to his disciples: “Things that cause people to sin are bound to come, but woe to that person through whom they come.
                   
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      • 2     |Lucas 17:2| It would be better for him to be thrown into the sea with a millstone tied round his neck than for him to cause one of these little ones to sin.
                   
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      • 3     |Lucas 17:3| So watch yourselves. “If your brother sins, rebuke him, and if he repents, forgive him.
                   
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      • 4     |Lucas 17:4| If he sins against you seven times in a day, and seven times comes back to you and says, `I repent,’ forgive him.”
                   
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      • 5     |Lucas 17:5| The apostles said to the Lord, “Increase our faith!”
                   
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      • 6     |Lucas 17:6| He replied, “If you have faith as small as a mustard seed, you can say to this mulberry tree, `Be uprooted and planted in the sea,’ and it will obey you.
                   
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      • 7     |Lucas 17:7| “Suppose one of you had a servant ploughing or looking after the sheep. Would he say to the servant when he comes in from the field, `Come along now and sit down to eat’?
                   
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      • 8     |Lucas 17:8| Would he not rather say, `Prepare my supper, get yourself ready and wait on me while I eat and drink; after that you may eat and drink’?
                   
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      • 9     |Lucas 17:9| Would he thank the servant because he did what he was told to do?
                   
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      • 10     |Lucas 17:10| So you also, when you have done everything you were told to do, should say, `We are unworthy servants; we have only done our duty.’“
                   
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