-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
New International Version -
-
1
|2 Crônicas 4:1|
He made a bronze altar twenty cubits long, twenty cubits wide and ten cubits high. [That is, about 30 feet (about 9 metres) long and wide, and about 15 feet (about 4.5 metres) high]
-
2
|2 Crônicas 4:2|
He made the Sea of cast metal, circular in shape, measuring ten cubits from rim to rim and five cubits [That is, about 7 1/2 feet (about 2.3 metres)] high. It took a line of thirty cubits [That is, about 45 feet (about 13.5 metres)] to measure round it.
-
3
|2 Crônicas 4:3|
Below the rim, figures of bulls encircled it — ten to a cubit. [That is, about 1 1/2 feet (about 0.5 metre)] The bulls were cast in two rows in one piece with the Sea.
-
4
|2 Crônicas 4:4|
The Sea stood on twelve bulls, three facing north, three facing west, three facing south and three facing east. The Sea rested on top of them, and their hindquarters were towards the centre.
-
5
|2 Crônicas 4:5|
It was a handbreadth [That is, about 3 inches (about 8 centimetres)] in thickness, and its rim was like the rim of a cup, like a lily blossom. It held three thousand baths. [That is, about 14,500 gallons (about 66 kilolitres)]
-
6
|2 Crônicas 4:6|
He then made ten basins for washing and placed five on the south side and five on the north. In them the things to be used for the burnt offerings were rinsed, but the Sea was to be used by the priests for washing.
-
7
|2 Crônicas 4:7|
He made ten gold lampstands according to the specifications for them and placed them in the temple, five on the south side and five on the north.
-
8
|2 Crônicas 4:8|
He made ten tables and placed them in the temple, five on the south side and five on the north. He also made a hundred gold sprinkling bowls.
-
9
|2 Crônicas 4:9|
He made the courtyard of the priests, and the large court and the doors for the court, and overlaid the doors with bronze.
-
10
|2 Crônicas 4:10|
He placed the Sea on the south side, at the south-east corner.
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 1-3
11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva