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      18 de julho LAB 565

      COMO ENTENDER ECLESIASTES?
      Eclesiastes 01-04

      Hoje, quero apresentar uma explicação de James W. Zackrison (CPB, LES, jan-mar 2007, 2) sobre como entendermos o livro de Eclesiastes.
      Esse teólogo explica que, ao contrário de outros livros da Bíblia, que frequentemente começam com uma forte afirmação sobre Deus, Eclesiastes começa com um grito sobre a falta de sentido para a vida. “Vaidade de vaidades, tudo é vaidade”. Essa introdução se parece mais com os modernos escritores seculares que com um profeta de Yahweh. Não obstante, como cristãos, cremos que Eclesiastes foi colocado no cânon das Escrituras porque Deus tem nele uma mensagem para nós.
      Muitos estudiosos afirmam que o autor não foi o rei Salomão. Mas mantemos a posição de que Salomão foi o escritor fundamentados na tradição cristã e judaica e nas evidências internas do livro. Ao nos dedicarmos ao estudo deste livro, alguns simples princípios de interpretação nos serão de muita ajuda.
      Para começar, Salomão estava escrevendo no fim de uma vida cheia de amargura e ira contra si mesmo por sua apostasia. O que é singular nesse livro é que, em alguns lugares, Salomão escreveu sob a perspectiva de alguém alienado de Deus. Como alguns autores modernos, ele nos dá pensamentos que saem diretamente de sua cabeça. Vemos o mundo como aparece através desses olhos.
      Essas porções de Eclesiastes que mencionam a experiência e o raciocínio dos anos de apostasia [de Salomão] não devem ser considerados como se representassem a mente e a vontade do Espírito. Não obstante, são um registro inspirado do que ele realmente pensava e fazia naquele tempo, e esse registro constitui uma grave advertência contra o tipo errado de pensamento e ação. Passagens como essas não devem ser tiradas de seu contexto e usadas para ensinar alguma suposta verdade que a Inspiração nunca pretendeu que ensinassem.
      Finalmente, é esta a mensagem desse livro: Deus nos mostra como a vida é cruel e vazia quando Ele não está presente. E esse é o livro que começaremos a ler hoje: Eclesiastes, capítulos 1-4, onde o autor inicia, melancolicamente, tecendo um texto reflexivo de que, para ele, nada tem sentido, chegando a dizer que nem os prazeres, nem a própria sabedoria têm sentido. O sabor dessa melancolia é tão grande que Salomão chega a comparar a sabedoria com a insensatez. Para ele, até mesmo o trabalho árduo é inútil. Ele não poupa o leitor de conhecer as injustiças e os absurdos da vida. “Bem vindos ao mundo real”, seria o slogan.
      Mas como de qualquer caos é possível sacar um proveito, o capítulo três nos ensina a sabermos aproveitar bem o nosso tempo.
      Eu também digo: lendo a Bíblia.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 8
      • 1     |2 Crônicas 8:1| At the end of twenty years, during which Solomon built the temple of the LORD and his own palace,
                   
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      • 2     |2 Crônicas 8:2| Solomon rebuilt the villages that Hiram [Hebrew Huram, a variant of Hiram; also in verse 18] had given him, and settled Israelites in them.
                   
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      • 3     |2 Crônicas 8:3| Solomon then went to Hamath Zobah and captured it.
                   
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      • 4     |2 Crônicas 8:4| He also built up Tadmor in the desert and all the store cities he had built in Hamath.
                   
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      • 5     |2 Crônicas 8:5| He rebuilt Upper Beth Horon and Lower Beth Horon as fortified cities, with walls and with gates and bars,
                   
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      • 6     |2 Crônicas 8:6| as well as Baalath and all his store cities, and all the cities for his chariots and for his horses — [Or charioteers] whatever he desired to build in Jerusalem, in Lebanon and throughout all the territory that he ruled.
                   
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      • 7     |2 Crônicas 8:7| All the people left from the Hittites, Amorites, Perizzites, Hivites and Jebusites (these peoples were not Israelites),
                   
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      • 8     |2 Crônicas 8:8| that is, their descendants remaining in the land, whom the Israelites had not destroyed — these Solomon conscripted for his slave labour force, as it is to this day.
                   
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      • 9     |2 Crônicas 8:9| But Solomon did not make slaves of the Israelites for his work; they were his fighting men, commanders of his captains, and commanders of his chariots and charioteers.
                   
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      • 10     |2 Crônicas 8:10| They were also King Solomon’s chief officials — two hundred and fifty officials supervising the men.
                   
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