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      Clique para ler Jó 8-10



      04 de junho LAB 521

      EQUÍVOCOS DE BILDADE
      JÓ 08-10

      Ao ler os capítulos do livro de Jó, penso que quando ocorre esse tipo de coisas que não conseguimos explicar, muitas vezes temos a tendência de colocar a culpa em alguém ou alguma coisa ao invés de buscar entender o “X” da questão. Por vezes, buscamos o entendimento, só que o problema é a fonte de informação à qual as pessoas procuram e que pode ser duvidosa. Se acontece assim, as informações adquiridas prejudicam mais que ajudam, justamente porque só serão verdadeiras até certo ponto. Portanto, na “hora do aperto”, algo que precisamos fazer é checar direitinho para ver se estamos bem conectados e sintonizados com a mente de Deus, de acordo com o que Ele já revelou na Sua Santa Palavra, a Bíblia.
      Na leitura de hoje, há alguém que estava confundido pela tradição. Seu nome: Bildade. Ele aparece no capítulo oito para participar dos debates. Na primeira rodada da discussão de Jó com seus amigos, o primeiro a dar uma resposta para as declarações de Jó tinha sido Elifaz. Ele disse besteira. Jó, no entanto, não deixou por menos e logo em seguida deu-lhe uma resposta. Ou melhor, um discurso. Um segundo discurso foi seguido pela entrada na discussão desse outro amigo que estou comentando.
      Mas quem era esse amigo? Trazendo um pouco de curiosidade bíblica, para você entender de onde ele veio, sugiro que leia Gênesis 25:1, onde mostra que Abraão, depois que Sara morreu, casou-se com Quetura. Essa segunda mulher teve seis filhos com o patriarca. Um deles se chamava Sua. Desse filhos, descenderam os suítas, de onde saiu Bildade. Então, esse “amigo” de Jó também era descendente de Abraão, mas não tinha nada a ver com o povo de Israel, que é o povo da Bíblia. Ele fazia parte daquele povo, daqueles filhos que Abraão tinha mandado embora de perto dele para a terra oriental.
      Desde aquela época, os suítas viveram perto do rio Eufrates. Deles, nasceu Bildade que, por já estar longe do povo de Deus a um bom tempo, compartilhava daqueles conceitos errados dos seus companheiros. Era por isso, também, que tinha dificuldade de ser empático com Jó. Ele insistia numa teologia incompleta, que era mantida pela tradição.
      O resumo é que tanto da parte de Jó, como dos seus amigos, percebemos a manifestação de uma confusão na compreensão sobre como Deus lida com os seres humanos. Confusão esta que não ajuda em nada na questão do sofrimento. Então, aprendemos que vale muito mais uma pura amizade com Jesus, que esteja embasada num profundo conhecimento bíblico, para nos ajudar a encontrar as respostas para os nossos anseios do coração.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 13
      • 1     |Provérbios 13:1| A wise son heeds his father’s instruction, but a mocker does not listen to rebuke.
                   
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      • 2     |Provérbios 13:2| From the fruit of his lips a man enjoys good things, but the unfaithful have a craving for violence.
                   
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      • 3     |Provérbios 13:3| He who guards his lips guards his life, but he who speaks rashly will come to ruin.
                   
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      • 4     |Provérbios 13:4| The sluggard craves and gets nothing, but the desires of the diligent are fully satisfied.
                   
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      • 5     |Provérbios 13:5| The righteous hate what is false, but the wicked bring shame and disgrace.
                   
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      • 6     |Provérbios 13:6| Righteousness guards the man of integrity, but wickedness overthrows the sinner.
                   
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      • 7     |Provérbios 13:7| One man pretends to be rich, yet has nothing; another pretends to be poor, yet has great wealth.
                   
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      • 8     |Provérbios 13:8| A man’s riches may ransom his life, but a poor man hears no threat.
                   
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      • 9     |Provérbios 13:9| The light of the righteous shines brightly, but the lamp of the wicked is snuffed out.
                   
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      • 10     |Provérbios 13:10| Pride only breeds quarrels, but wisdom is found in those who take advice.
                   
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