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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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New International Version
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1
|Provérbios 31:1|
The sayings of King Lemuel — an oracle [Or of Lemuel king of Massa, which] his mother taught him:
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2
|Provérbios 31:2|
“O my son, O son of my womb, O son of my vows, [Or the answer to my prayers]
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3
|Provérbios 31:3|
do not spend your strength on women, your vigour on those who ruin kings.
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4
|Provérbios 31:4|
“It is not for kings, O Lemuel — not for kings to drink wine, not for rulers to crave beer,
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5
|Provérbios 31:5|
lest they drink and forget what the law decrees, and deprive all the oppressed of their rights.
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6
|Provérbios 31:6|
Give beer to those who are perishing, wine to those who are in anguish;
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7
|Provérbios 31:7|
let them drink and forget their poverty and remember their misery no more.
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8
|Provérbios 31:8|
“Speak up for those who cannot speak for themselves, for the rights of all who are destitute.
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9
|Provérbios 31:9|
Speak up and judge fairly; defend the rights of the poor and needy.”
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10
|Provérbios 31:10|
[Verses 10-31 are an acrostic, each verse beginning with a successive letter of the Hebrew alphabet.] A wife of noble character who can find? She is worth far more than rubies.
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Sugestões
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04 de junho LAB 521
EQUÍVOCOS DE BILDADE
JÓ 08-10
Ao ler os capítulos do livro de Jó, penso que quando ocorre esse tipo de coisas que não conseguimos explicar, muitas vezes temos a tendência de colocar a culpa em alguém ou alguma coisa ao invés de buscar entender o “X” da questão. Por vezes, buscamos o entendimento, só que o problema é a fonte de informação à qual as pessoas procuram e que pode ser duvidosa. Se acontece assim, as informações adquiridas prejudicam mais que ajudam, justamente porque só serão verdadeiras até certo ponto. Portanto, na “hora do aperto”, algo que precisamos fazer é checar direitinho para ver se estamos bem conectados e sintonizados com a mente de Deus, de acordo com o que Ele já revelou na Sua Santa Palavra, a Bíblia.
Na leitura de hoje, há alguém que estava confundido pela tradição. Seu nome: Bildade. Ele aparece no capítulo oito para participar dos debates. Na primeira rodada da discussão de Jó com seus amigos, o primeiro a dar uma resposta para as declarações de Jó tinha sido Elifaz. Ele disse besteira. Jó, no entanto, não deixou por menos e logo em seguida deu-lhe uma resposta. Ou melhor, um discurso. Um segundo discurso foi seguido pela entrada na discussão desse outro amigo que estou comentando.
Mas quem era esse amigo? Trazendo um pouco de curiosidade bíblica, para você entender de onde ele veio, sugiro que leia Gênesis 25:1, onde mostra que Abraão, depois que Sara morreu, casou-se com Quetura. Essa segunda mulher teve seis filhos com o patriarca. Um deles se chamava Sua. Desse filhos, descenderam os suítas, de onde saiu Bildade. Então, esse “amigo” de Jó também era descendente de Abraão, mas não tinha nada a ver com o povo de Israel, que é o povo da Bíblia. Ele fazia parte daquele povo, daqueles filhos que Abraão tinha mandado embora de perto dele para a terra oriental.
Desde aquela época, os suítas viveram perto do rio Eufrates. Deles, nasceu Bildade que, por já estar longe do povo de Deus a um bom tempo, compartilhava daqueles conceitos errados dos seus companheiros. Era por isso, também, que tinha dificuldade de ser empático com Jó. Ele insistia numa teologia incompleta, que era mantida pela tradição.
O resumo é que tanto da parte de Jó, como dos seus amigos, percebemos a manifestação de uma confusão na compreensão sobre como Deus lida com os seres humanos. Confusão esta que não ajuda em nada na questão do sofrimento. Então, aprendemos que vale muito mais uma pura amizade com Jesus, que esteja embasada num profundo conhecimento bíblico, para nos ajudar a encontrar as respostas para os nossos anseios do coração.
Valdeci Júnior
Fátima Silva