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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT) -
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1
|1 Reis 11:1|
והמלך שׂלמה אהב נשׂים נכריות רבות ואת בת פרעה מואביות עמניות אדמית צדנית חתית
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2
|1 Reis 11:2|
מן הגוים אשׂר אמר יהוה אל בני ישׁראל לא תבאו בהם והם לא יבאו בכם אכן יטו את לבבכם אחרי אלהיהם בהם דבק שׂלמה לאהבה
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3
|1 Reis 11:3|
ויהי לו נשׂים שׁרות שׂבע מאות ופלגשׂים שׂלשׂ מאות ויטו נשׂיו את לבו
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4
|1 Reis 11:4|
ויהי לעת זקנת שׂלמה נשׂיו הטו את לבבו אחרי אלהים אחרים ולא היה לבבו שׂלם עם יהוה אלהיו כלבב דויד אביו
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5
|1 Reis 11:5|
וילך שׂלמה אחרי עשׂתרת אלהי צדנים ואחרי מלכם שׂקץ עמנים
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6
|1 Reis 11:6|
ויעשׁ שׂלמה הרע בעיני יהוה ולא מלא אחרי יהוה כדוד אביו
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7
|1 Reis 11:7|
אז יבנה שׂלמה במה לכמושׂ שׂקץ מואב בהר אשׂר על פני ירושׂלם ולמלך שׂקץ בני עמון
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8
|1 Reis 11:8|
וכן עשׁה לכל נשׂיו הנכריות מקטירות ומזבחות לאלהיהן
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9
|1 Reis 11:9|
ויתאנף יהוה בשׂלמה כי נטה לבבו מעם יהוה אלהי ישׁראל הנראה אליו פעמים
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10
|1 Reis 11:10|
וצוה אליו על הדבר הזה לבלתי לכת אחרי אלהים אחרים ולא שׂמר את אשׂר צוה יהוה
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Sugestões

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11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva