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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT) -
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1
|1 Reis 22:1|
וישׂבו שׂלשׂ שׂנים אין מלחמה בין ארם ובין ישׁראל
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2
|1 Reis 22:2|
ויהי בשׂנה השׂלישׂית וירד יהושׂפט מלך יהודה אל מלך ישׁראל
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3
|1 Reis 22:3|
ויאמר מלך ישׁראל אל עבדיו הידעתם כי לנו רמת גלעד ואנחנו מחשׂים מקחת אתה מיד מלך ארם
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4
|1 Reis 22:4|
ויאמר אל יהושׂפט התלך אתי למלחמה רמת גלעד ויאמר יהושׂפט אל מלך ישׁראל כמוני כמוך כעמי כעמך כסוסי כסוסיך
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5
|1 Reis 22:5|
ויאמר יהושׂפט אל מלך ישׁראל דרשׂ נא כיום את דבר יהוה
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6
|1 Reis 22:6|
ויקבץ מלך ישׁראל את הנביאים כארבע מאות אישׂ ויאמר אלהם האלך על רמת גלעד למלחמה אם אחדל ויאמרו עלה ויתן אדני ביד המלך
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7
|1 Reis 22:7|
ויאמר יהושׂפט האין פה נביא ליהוה עוד ונדרשׂה מאותו
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8
|1 Reis 22:8|
ויאמר מלך ישׁראל אל יהושׂפט עוד אישׂ אחד לדרשׂ את יהוה מאתו ואני שׁנאתיו כי לא יתנבא עלי טוב כי אם רע מיכיהו בן ימלה ויאמר יהושׂפט אל יאמר המלך כן
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9
|1 Reis 22:9|
ויקרא מלך ישׁראל אל סריס אחד ויאמר מהרה מיכיהו בן ימלה
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10
|1 Reis 22:10|
ומלך ישׁראל ויהושׂפט מלך יהודה ישׂבים אישׂ על כסאו מלבשׂים בגדים בגרן פתח שׂער שׂמרון וכל הנביאים מתנבאים לפניהם
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva