-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT)
-
-
1
|1 Reis 3:1|
ויתחתן שׂלמה את פרעה מלך מצרים ויקח את בת פרעה ויביאה אל עיר דוד עד כלתו לבנות את ביתו ואת בית יהוה ואת חומת ירושׂלם סביב
-
2
|1 Reis 3:2|
רק העם מזבחים בבמות כי לא נבנה בית לשׂם יהוה עד הימים ההם
-
3
|1 Reis 3:3|
ויאהב שׂלמה את יהוה ללכת בחקות דוד אביו רק בבמות הוא מזבח ומקטיר
-
4
|1 Reis 3:4|
וילך המלך גבענה לזבח שׂם כי היא הבמה הגדולה אלף עלות יעלה שׂלמה על המזבח ההוא
-
5
|1 Reis 3:5|
בגבעון נראה יהוה אל שׂלמה בחלום הלילה ויאמר אלהים שׂאל מה אתן לך
-
6
|1 Reis 3:6|
ויאמר שׂלמה אתה עשׁית עם עבדך דוד אבי חסד גדול כאשׂר הלך לפניך באמת ובצדקה ובישׂרת לבב עמך ותשׂמר לו את החסד הגדול הזה ותתן לו בן ישׂב על כסאו כיום הזה
-
7
|1 Reis 3:7|
ועתה יהוה אלהי אתה המלכת את עבדך תחת דוד אבי ואנכי נער קטן לא אדע צאת ובא
-
8
|1 Reis 3:8|
ועבדך בתוך עמך אשׂר בחרת עם רב אשׂר לא ימנה ולא יספר מרב
-
9
|1 Reis 3:9|
ונתת לעבדך לב שׂמע לשׂפט את עמך להבין בין טוב לרע כי מי יוכל לשׂפט את עמך הכבד הזה
-
10
|1 Reis 3:10|
וייטב הדבר בעיני אדני כי שׂאל שׂלמה את הדבר הזה
-
-
Sugestões
Clique para ler Ezequiel 21-23
03 de setembro LAB 612
APROVEITE A DISCIPLINA POR AMOR
Ezequiel 21-23
O que significa a expressão “o cetro de meu filho”, de Ezequiel 21:10?
Pra entender essa figura, você precisa tentar entender todo o trecho de texto. Ezequiel 21:8-17 trata da Espada Afiada e Polida.
Na sequência dos capítulos anteriores, o terror da destruição próxima de Jerusalém é descrito neste oráculo aqui, em termos ainda assustadores. A espada não só estava desembainhada, mas está afiada e polida para o dia da matança (v.10). Não era ocasião nem para regozijo, nem para zombaria. Por ocasião do sítio de Jerusalém por Senaqueribe nos dias do rei Ezequias, houve aqueles que, com o maior cinismo, estavam se preparando para o desastre que ameaçava engolfar a cidade dizendo: “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (Isaías 22:13). Aparentemente, a história iria repetir-se ao Jerusalém ser sitiada pelos exércitos de Nabucodonosor. Esta diferença cínica em face de um perigo mortal reproduziu-se por ocasião do banquete que Belsazar ofereceu a seus grandes à véspera da tomada de Babilônia pelas tropas de Ciro (Daniel 5).
A frase final do v.10, que, a princípio, oferece umas certas dificuldades para ser entendida, poderia ser traduzida assim: “O cetro [na NVI, vareta] de meu filho despreza qualquer [outro] pau”. O termo hebraico “shebet” significa não somente “cetro”, mas também “tribo”. Nas bênçãos que Jacó proferiu em seu leito de morte somente de Judá diz ele beni, “filho meu” (Gênesis 49:9). Levando em consideração estes dois fatos, a frase “a tribo de meu filho” seria uma referência à tribo de Judá. O sentido de toda a frase seria então: “Judá despreza qualquer pau”. “Pau” teria neste contexto o sentido de “castigo”. Como Judá tinha desprezado os castigos mais leves do passado representados pelo “pau”, teria agora que sofrer o castigo da espada afiada e polida.
Através do “matador” do v.11, que é o NABUCODONOSOR, ou melhor, o exército que ele comandava, iria acontecer uma guerra contra todo o povo de Judá, e mesmo os príncipes não escapariam (v.12). O castigo seria feio. Judá, que tinha desprezado os castigos anteriores expressados pela vara, não sobreviveria ao castigo da espada (versos 13 e 10). A carnificina que ocorreria por ocasião do sítio e conquista de Jerusalém é descrita em termos horripilantes nos vv.14-17. E isso tudo realmente aconteceu. Infelizmente.
Lição de aplicação para a nossa vida: quando Deus nos permitir uma leve conseqüência ruim, em vez de desprezarmos a repreensão ou, em vez de até mesmo reclamar com Deus, o melhor é procurar aprender a lição enquanto a disciplina é leve. Caso contrário, a repreensão posterior pode ser insuportável. Concluindo tudo, o conselho é: aproveite a disciplina por amor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva