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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT) -
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1
|1 Reis 3:1|
ויתחתן שׂלמה את פרעה מלך מצרים ויקח את בת פרעה ויביאה אל עיר דוד עד כלתו לבנות את ביתו ואת בית יהוה ואת חומת ירושׂלם סביב
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2
|1 Reis 3:2|
רק העם מזבחים בבמות כי לא נבנה בית לשׂם יהוה עד הימים ההם
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3
|1 Reis 3:3|
ויאהב שׂלמה את יהוה ללכת בחקות דוד אביו רק בבמות הוא מזבח ומקטיר
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4
|1 Reis 3:4|
וילך המלך גבענה לזבח שׂם כי היא הבמה הגדולה אלף עלות יעלה שׂלמה על המזבח ההוא
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5
|1 Reis 3:5|
בגבעון נראה יהוה אל שׂלמה בחלום הלילה ויאמר אלהים שׂאל מה אתן לך
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6
|1 Reis 3:6|
ויאמר שׂלמה אתה עשׁית עם עבדך דוד אבי חסד גדול כאשׂר הלך לפניך באמת ובצדקה ובישׂרת לבב עמך ותשׂמר לו את החסד הגדול הזה ותתן לו בן ישׂב על כסאו כיום הזה
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7
|1 Reis 3:7|
ועתה יהוה אלהי אתה המלכת את עבדך תחת דוד אבי ואנכי נער קטן לא אדע צאת ובא
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8
|1 Reis 3:8|
ועבדך בתוך עמך אשׂר בחרת עם רב אשׂר לא ימנה ולא יספר מרב
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9
|1 Reis 3:9|
ונתת לעבדך לב שׂמע לשׂפט את עמך להבין בין טוב לרע כי מי יוכל לשׂפט את עמך הכבד הזה
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10
|1 Reis 3:10|
וייטב הדבר בעיני אדני כי שׂאל שׂלמה את הדבר הזה
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva