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      29 de outubro LAB 668

      O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
      João 01-03

      É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
      Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
      Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
      Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Kutsal İncil

      • Capítulo 50
      • 1     |Jeremias 50:1| RABbin Babil ve Kildan ülkesine ilişkin Peygamber Yeremya aracılığıyla bildirdiği söz şudur:
                   
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      • 2     |Jeremias 50:2| ‹‹Uluslara duyurun, haberi bildirin!
        Sancak dikip duyurun, hiçbir şey gizlemeyin!
        ‹Babil ele geçirilecek› deyin,
        ‹İlahı Bel utandırılacak,
        İlahı Marduk paramparça olacak.
        Putları utandırılacak,
        İlahları paramparça olacak.›
                   
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      • 3     |Jeremias 50:3| Çünkü kuzeyden gelen bir ulus ona saldıracak,
        Ülkesini viran edecek.
        Orada kimse yaşamayacak,
        İnsan da hayvan da kaçıp gidecek.
                   
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      • 4     |Jeremias 50:4| O günlerde, o zamanda›› diyor RAB,
        ‹‹İsrail halkıyla Yahuda halkı birlikte gelecek;
        Tanrıları RABbi aramak için
        Ağlaya ağlaya gelecekler.
                   
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      • 5     |Jeremias 50:5| Yüzleri Siyona dönük,
        Oraya giden yolu soracak,
        Kalıcı, unutulmaz bir antlaşmayla
        RABbe bağlanmak için gelecekler.
                   
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      • 6     |Jeremias 50:6| ‹‹Halkım yitik koyunlardır,
        Çobanları onları baştan çıkardı.
        Dağlarda başıboş dolandırdılar onları,
        Dağ, tepe avare dolaştılar,
        Kendi ağıllarını unuttular.
                   
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      • 7     |Jeremias 50:7| Kim bulduysa yedi onları.
        Düşmanları, ‹Biz suçlu değiliz› dediler,
        ‹Çünkü onlar gerçek otlakları olan RABbe,
        Atalarının umudu RABbe karşı günah işlediler.›
                   
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      • 8     |Jeremias 50:8| ‹‹Babilden kaçıp kurtulun!
        Kildan ülkesini terk edin,
        Sürüye yön veren teke gibi olun!
                   
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      • 9     |Jeremias 50:9| Çünkü birbiriyle anlaşmış büyük ulusları
        Kuzeydeki topraklardan kışkırtıp
        Babilin karşısına çıkaracağım.
        Babille savaşmak üzere karşısına dizilecek,
        Onu kuzeyden ele geçirecekler.
        Okları usta savaşçı oku gibidir,
        Hiçbiri boş dönmeyecek.
                   
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      • 10     |Jeremias 50:10| Kildan ülkesi yağmaya uğrayacak,
        Onu yağmalayanlar mala doyacak›› diyor RAB.
                   
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