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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT)
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1
|Josué 14:1|
ואלה אשׂר נחלו בני ישׁראל בארץ כנען אשׂר נחלו אותם אלעזר הכהן ויהושׂע בן נון וראשׂי אבות המטות לבני ישׁראל
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2
|Josué 14:2|
בגורל נחלתם כאשׂר צוה יהוה ביד משׂה לתשׂעת המטות וחצי המטה
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3
|Josué 14:3|
כי נתן משׂה נחלת שׂני המטות וחצי המטה מעבר לירדן וללוים לא נתן נחלה בתוכם
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4
|Josué 14:4|
כי היו בני יוסף שׂני מטות מנשׂה ואפרים ולא נתנו חלק ללוים בארץ כי אם ערים לשׂבת ומגרשׂיהם למקניהם ולקנינם
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5
|Josué 14:5|
כאשׂר צוה יהוה את משׂה כן עשׁו בני ישׁראל ויחלקו את הארץ
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6
|Josué 14:6|
ויגשׂו בני יהודה אל יהושׂע בגלגל ויאמר אליו כלב בן יפנה הקנזי אתה ידעת את הדבר אשׂר דבר יהוה אל משׂה אישׂ האלהים על אדותי ועל אדותיך בקדשׂ ברנע
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7
|Josué 14:7|
בן ארבעים שׂנה אנכי בשׂלח משׂה עבד יהוה אתי מקדשׂ ברנע לרגל את הארץ ואשׂב אתו דבר כאשׂר עם לבבי
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8
|Josué 14:8|
ואחי אשׂר עלו עמי המסיו את לב העם ואנכי מלאתי אחרי יהוה אלהי
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9
|Josué 14:9|
וישׂבע משׂה ביום ההוא לאמר אם לא הארץ אשׂר דרכה רגלך בה לך תהיה לנחלה ולבניך עד עולם כי מלאת אחרי יהוה אלהי
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10
|Josué 14:10|
ועתה הנה החיה יהוה אותי כאשׂר דבר זה ארבעים וחמשׂ שׂנה מאז דבר יהוה את הדבר הזה אל משׂה אשׂר הלך ישׁראל במדבר ועתה הנה אנכי היום בן חמשׂ ושׂמונים שׂנה
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva