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      23 de agosto LAB 601

      PERICULOSIDADE
      Jeremias 42-44

      O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
      Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princípio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difícil ficar de boca fechada.
      Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
      A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
      Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
      Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
      Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passível de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
      O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 4
      • 1     |Josué 4:1| ויהי כאשׂר תמו כל הגוי לעבור את הירדן ויאמר יהוה אל יהושׂע לאמר
                   
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      • 2     |Josué 4:2| קחו לכם מן העם שׂנים עשׁר אנשׂים אישׂ אחד אישׂ אחד משׂבט
                   
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      • 3     |Josué 4:3| וצוו אותם לאמר שׁאו לכם מזה מתוך הירדן ממצב רגלי הכהנים הכין שׂתים עשׁרה אבנים והעברתם אותם עמכם והנחתם אותם במלון אשׂר תלינו בו הלילה
                   
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      • 4     |Josué 4:4| ויקרא יהושׂע אל שׂנים העשׁר אישׂ אשׂר הכין מבני ישׁראל אישׂ אחד אישׂ אחד משׂבט
                   
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      • 5     |Josué 4:5| ויאמר להם יהושׂע עברו לפני ארון יהוה אלהיכם אל תוך הירדן והרימו לכם אישׂ אבן אחת על שׂכמו למספר שׂבטי בני ישׁראל
                   
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      • 6     |Josué 4:6| למען תהיה זאת אות בקרבכם כי ישׂאלון בניכם מחר לאמר מה האבנים האלה לכם
                   
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      • 7     |Josué 4:7| ואמרתם להם אשׂר נכרתו מימי הירדן מפני ארון ברית יהוה בעברו בירדן נכרתו מי הירדן והיו האבנים האלה לזכרון לבני ישׁראל עד עולם
                   
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      • 8     |Josué 4:8| ויעשׁו כן בני ישׁראל כאשׂר צוה יהושׂע וישׁאו שׂתי עשׁרה אבנים מתוך הירדן כאשׂר דבר יהוה אל יהושׂע למספר שׂבטי בני ישׁראל ויעברום עמם אל המלון וינחום שׂם
                   
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      • 9     |Josué 4:9| ושׂתים עשׁרה אבנים הקים יהושׂע בתוך הירדן תחת מצב רגלי הכהנים נשׁאי ארון הברית ויהיו שׂם עד היום הזה
                   
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      • 10     |Josué 4:10| והכהנים נשׁאי הארון עמדים בתוך הירדן עד תם כל הדבר אשׂר צוה יהוה את יהושׂע לדבר אל העם ככל אשׂר צוה משׂה את יהושׂע וימהרו העם ויעברו
                   
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