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      16 de julho LAB 563

      SILENCIOSAS PALAVRAS
      Provérbios 25-27

      Estamos aqui, mais uma vez, felizes, alegres e empolgados, “juntos”, por dentro da Bíblia: estamos ligados em algo que é comum para nós, em algo que nos leva a um só pensamento, que é justamente o livro no qual nós cremos, a Bíblia, a Palavra de Deus.
      Os provérbios que devemos ler hoje são muito interessantes e, para variar, sábios. A palavra dita ao seu tempo, na nossa leitura, diz que é como maçãs de ouro em salvas de prata. Na tradução da Nova Versão Internacional está escrito que “a palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura, numa moldura, de prata.” Ou seja, palavra certa, na hora certa, não tem dinheiro que paga. E se a palavra é boa quando é dita no tempo certo, então, é óbvio que existe também o tempo do silêncio, tempo em que é melhor não existirem as palavras.
      Ao fazermos silêncio, desenvolvemos a capacidade de ouvir. Essa capacidade é tão importante como a de falar.
      Isso me lembra uma história do mundo grego antigo. Diz que uma vez, teve um rapaz que pediu para que Sócrates ensinasse a ele tudo o que pudesse sobre oratória. Esse jovem queria aprender a arte de falar bem em público, buscando a ajuda, nada mais nada menos, do filósofo que foi simplesmente um dos maiores pensadores da Grécia antiga. A ele, muito se deve hoje da filosofia ocidental. Esse rapaz que queria ser aluno de Sócrates falava demais. Então, Sócrates exigiu o dobro do preço normal pelas aulas.
      O rapaz ficou indignado e perguntou ao mestre:
      - Mas por que o senhor está me cobrando o dobro?
      Então Sócrates respondeu:
      - É porque terei que ensinar a você duas ciências: uma é a que você está me pedindo, que é sobre como falar em público; mas a outra terei que ensinar antes dessa, que é acerca de como refrear a língua. Isso parece fácil: dominar a língua - Sócrates continuou explicando - mas não é. Primeiro, você precisa ser versado em conseguir dominar a língua deixando-a em repouso quando necessário, caso contrário, sofrerá grandes e graves consequências. E o pior, conseguirá gerar muita perturbação.
      Essas palavras de Sócrates têm validade até hoje. O livro de Tiago ensina isso no capítulo três. Nossas palavras podem constituir tanto uma fonte de força e encorajamento quanto de fraqueza e desalento; elas podem tanto edificar quanto dilacerar.
      Diante disso, o que fazer? Permita que o poder da Palavra de Deus controle sua mente, porque ela é boa. Isso você pode fazer lendo a Bíblia. Ah! E leia em silêncio, ok? Rs rs rs.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Kutsal İncil

      • Capítulo 30
      • 1     |Isaías 30:1| RAB, ‹‹Vay haline bu dikbaşlı soyun!›› diyor,
        ‹‹Benim değil, kendi tasarılarını yerine getirip
        Ruhuma aykırı anlaşmalar yaparak
        Günah üstüne günah işliyorlar.
                   
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      • 2     |Isaías 30:2| Bana danışmadan firavunun koruması altına girmek,
        Mısırın gölgesine sığınmak için oraya gidiyorlar.
                   
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      • 3     |Isaías 30:3| Ne var ki, firavunun koruması onlar için utanç,
        Mısırın gölgesine sığınmaları onlar için rezillik olacak.
                   
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      • 4     |Isaías 30:4| Önderleri Soanda olduğu,
        Elçileri Hanese ulaştığı halde,
                   
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      • 5     |Isaías 30:5| Kendilerine yararı olmayan bir halk yüzünden hepsi utanacak.
        O halkın onlara ne yardımı ne de yararı olacak,
        Ancak onları utandırıp rezil edecek.››
                   
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      • 6     |Isaías 30:6| Negevdeki hayvanlara ilişkin bildiri:
        ‹‹Elçiler erkek ve dişi aslanların,
        Engereklerin, uçan yılanların yaşadığı
        Çetin ve sıkıntılı bir bölgeden geçerler.
        Servetlerini eşeklerin sırtına,
        Hazinelerini develerin hörgücüne yükleyip
        Kendilerine hiç yararı olmayan halka taşırlar.
                   
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      • 7     |Isaías 30:7| Mısırın yardımı boş ve yararsızdır,
        Bu yüzden Mısıra ‹Haylaz Rahavfç› adını verdim. ‹‹Fırtına›› ya da ‹‹Küstah›› anlamına gelir.
                   
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      • 8     |Isaías 30:8| ‹‹Şimdi git, söylediğimi onların önünde
        Bir levhaya yazıp kitaba geçir ki,
        Gelecekte kalıcı bir tanık olsun.
                   
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      • 9     |Isaías 30:9| Çünkü o asi bir halk, yalancı bir soy,
        RABbin yasasını duymak istemeyen bir soydur.
                   
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      • 10     |Isaías 30:10| Bilicilere, ‹Artık görüm görmeyin›,
        Görenlere, ‹Bizim için doğru şeyler görmeyin,
        Bize güzel şeyler söyleyin, asılsız şeyler açıklayın› diyorlar,
                   
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