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      01 de novembro LAB 671

      “JESUS CHOROU”?
      João 10-11

      Muitas vezes já vi cristãos escaparem pela culatra de João 11:35, ao serem intimados a declamar um versículo bíblico. Por não saberem nada melhor, maior ou mais especial, no susto, dizem: “Jesus chorou”. E se alguém reclamar, ainda poderão dizer: “Mas é um verso bíblico!”. E num contexto assim vemos o questionamento paradoxal que confronta a simplicidade com a seriedade deste versículo.
      Seriedade? Sim! Veja a pergunta que surge na cabeça de muitos, ao lerem-no: “Por quem Jesus chorou? Por Lázaro ou por si mesmo?”. O verso 33 trinta e três começa a explicar, e os comentários bíblicos “SDABC” e “O Desejado de Todas as Nações” pegando esta ponta de corda, nos elucidam mais sobre o assunto. E, teologicamente, a conclusão é que “em Sua humanidade, Jesus foi comovido pela dor humana e chorou com os aflitos”. Mas, por trás desta afirmação, há muito significado.
      Foi uma cena dolorosa. Lázaro fora muito amado, e suas irmãs choravam por ele, com o coração despedaçado. Os amigos uniam-se ao coro, chorando juntos. Em face dessa aflição humana, dentre muitos amigos consternados pranteando o morto, “Jesus chorou”. Se bem que fosse o Filho de Deus, revestira-Se, no entanto, da natureza humana e comoveu-Se com sua dor.
      Seu coração está sempre pronto a compadecer-se perante o sofrimento. Chora com os que choram, e alegra-se com os que alegram-se. Não foi, porém, simplesmente pela simpatia humana para com Maria e Marta, que Jesus chorou. Havia, em Suas lágrimas, uma dor tão acima da simples mágoa humana, como o Céu se acha acima da terra. Cristo não chorou por Lázaro, pois estava para chamá-lo do sepulcro. Chorou por aqueles muitos que ora pranteavam a Lázaro mas, em breve, tramariam a morte dAquele que era a ressurreição e a vida.
      O juízo que estava para cair sobre Jerusalém estava delineado perante a visão futurística de Jesus. Ele contemplou Jerusalém cercada pelas legiões romanas. Viu que muitos dos que agora choravam por Lázaro morreriam no cerco da cidade e não haveria esperança em sua morte.
      Não foi somente pela cena que se desenrolava a Seus olhos, que Cristo chorou. Pesava sobre Ele a “dor dos séculos” Lançando o olhar através dos séculos por vir, viu o sofrimento, a dor, as lágrimas e a morte que caberia em sorte aos homens. Seu coração pungiu-se por sentir pena da família humana de todos os tempos e em todas as terras. Pesavam-lhe, fortemente, sobre a alma, as misérias da raça pecadora
      Foi assim, que a fonte das lágrimas se lhe rompeu. Jesus em um anelo tão profundo em aliviar todas as dores dos humanos, ao ponto de chorar.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Kutsal İncil

      • Capítulo 40
      • 1     |Isaías 40:1| ‹‹Avutun halkımı›› diyor Tanrınız,
        ‹‹Avutun!
                   
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      • 2     |Isaías 40:2| Yeruşalim halkına dokunaklı sözler söyleyin.
        Angaryanın bittiğini,
        Suçlarının cezasını ödediklerini,
        Günahlarının cezasını RABbin elinden
        İki katıyla aldıklarını ilan edin.››
                   
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      • 3     |Isaías 40:3| Şöyle haykırıyor bir ses:
        ‹‹Çölde RABbin yolunu hazırlayın,
        Bozkırda Tanrımız için düz bir yol açın. hazırlayın, bozkırda Tanrımız için düz bir yol açın› ›› ya da ‹‹Çölde haykıran, ‹RABbin yolunu hazırlayın, geçeceği patikaları düzleyin› diye sesleniyor››.
                   
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      • 4     |Isaías 40:4| Her vadi yükseltilecek,
        Her dağ, her tepe alçaltılacak.
        Böylelikle engebeler düzleştirilecek,
        Sarp yerler ovaya dönüştürülecek.
                   
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      • 5     |Isaías 40:5| O zaman RABbin yüceliği görünecek,
        Bütün insanlar hep birlikte onu görecek.
        Bunu söyleyen RABdir.››
                   
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      • 6     |Isaías 40:6| Ses, ‹‹Duyur›› diyor.
        ‹‹Neyi duyurayım?›› diye soruyorum.
        ‹‹İnsan soyu ota benzer,
        Bütün vefası kır çiçeği gibidir. metin ‹‹Sordu››.
                   
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      • 7     |Isaías 40:7| RABbin soluğu esince üzerlerine,
        Ot kurur, çiçek solar.
        Gerçekten de halk ottan farksızdır.
                   
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      • 8     |Isaías 40:8| Ot kurur, çiçek solar,
        Ama Tanrımızın sözü sonsuza dek durur.››
                   
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      • 9     |Isaías 40:9| Ey Siyona müjde getiren,
        Yüksek dağa çık!
        Ey Yeruşalime müjde getiren,
        Yükselt sesini, bağır,
        Sesini yükselt, korkma.
        Yahuda kentlerine, ‹‹İşte, Tanrınız!›› de. Ey Yeruşalime müjde getiren›› ya da ‹‹Ey müjde getiren Siyon halkı, yüksek dağa çık! Ey müjde getiren Yeruşalim halkı››.
                   
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      • 10     |Isaías 40:10| İşte Egemen RAB gücüyle geliyor,
        Kudretiyle egemenlik sürecek.
        Ücreti kendisiyle birlikte,
        Ödülü önündedir.
                   
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