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      13 de Dezembro LAB 713

      HEBREUS 6:4-6
      Hebreus 04-06

      Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
      Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
      Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
      Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
      O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
      Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Kutsal İncil

      • Capítulo 40
      • 1     |Isaías 40:1| ‹‹Avutun halkımı›› diyor Tanrınız,
        ‹‹Avutun!
                   
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      • 2     |Isaías 40:2| Yeruşalim halkına dokunaklı sözler söyleyin.
        Angaryanın bittiğini,
        Suçlarının cezasını ödediklerini,
        Günahlarının cezasını RABbin elinden
        İki katıyla aldıklarını ilan edin.››
                   
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      • 3     |Isaías 40:3| Şöyle haykırıyor bir ses:
        ‹‹Çölde RABbin yolunu hazırlayın,
        Bozkırda Tanrımız için düz bir yol açın. hazırlayın, bozkırda Tanrımız için düz bir yol açın› ›› ya da ‹‹Çölde haykıran, ‹RABbin yolunu hazırlayın, geçeceği patikaları düzleyin› diye sesleniyor››.
                   
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      • 4     |Isaías 40:4| Her vadi yükseltilecek,
        Her dağ, her tepe alçaltılacak.
        Böylelikle engebeler düzleştirilecek,
        Sarp yerler ovaya dönüştürülecek.
                   
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      • 5     |Isaías 40:5| O zaman RABbin yüceliği görünecek,
        Bütün insanlar hep birlikte onu görecek.
        Bunu söyleyen RABdir.››
                   
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      • 6     |Isaías 40:6| Ses, ‹‹Duyur›› diyor.
        ‹‹Neyi duyurayım?›› diye soruyorum.
        ‹‹İnsan soyu ota benzer,
        Bütün vefası kır çiçeği gibidir. metin ‹‹Sordu››.
                   
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      • 7     |Isaías 40:7| RABbin soluğu esince üzerlerine,
        Ot kurur, çiçek solar.
        Gerçekten de halk ottan farksızdır.
                   
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      • 8     |Isaías 40:8| Ot kurur, çiçek solar,
        Ama Tanrımızın sözü sonsuza dek durur.››
                   
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      • 9     |Isaías 40:9| Ey Siyona müjde getiren,
        Yüksek dağa çık!
        Ey Yeruşalime müjde getiren,
        Yükselt sesini, bağır,
        Sesini yükselt, korkma.
        Yahuda kentlerine, ‹‹İşte, Tanrınız!›› de. Ey Yeruşalime müjde getiren›› ya da ‹‹Ey müjde getiren Siyon halkı, yüksek dağa çık! Ey müjde getiren Yeruşalim halkı››.
                   
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      • 10     |Isaías 40:10| İşte Egemen RAB gücüyle geliyor,
        Kudretiyle egemenlik sürecek.
        Ücreti kendisiyle birlikte,
        Ödülü önündedir.
                   
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