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      10 de agosto LAB 588

      JEREMIAS
      Jeremias 01-03

      Jeremias nasceu no povoado de Anatot, pertinho de Jerusalém, entre 650 e 640 a.C. Era filho do sacerdote Helcias, da casa de Eli. Talvez descendesse de Abiatar, chefe dos levitas em Jerusalém, na época do rei Davi, e que foi desterrado para Anatot por Salomão. O significado do nome Jeremias é incerto. Há mais de uma possibilidade sobre o significado. Pode ser “Iahweh exalta”, “Iahweh é sublime” ou “Iahweh abre” (=faz nascer). Esse nome era bastante comum nos tempos bíblicos. São conhecidos pelo menos sete personagens, mais ou menos importantes, com esse nome. A Bíblia não dá muita informação sobre a infância e sobre a formação de Jeremias. Sabemos pouquinho a respeito. Quase nada. Parece que ele jamais assumiu qualquer função sacerdotal. Pelo contrário, denunciou duramente o papel exercido pelos sacerdotes de seu tempo. O que, por outro lado, aponta para sua rigorosa visão levítica e possível formação de como deveria agir um sacerdote. Consta, nesta linha, que o rei Josias (640-609 a.C.) proibira o exercício do ofício aos sacerdotes não provenientes de Jerusalém. É possível que Jeremias tenha começado a profetizar em Anatot. Mas foi perseguido, quiseram matá-lo em sua própria terra. Não conhecemos o motivo desse complô armado contra Jeremias por seus conterrâneos e até por seus familiares. Talvez por ter apoiado a reforma do rei Josias, que destruiu os santuários regionais e centralizou as atividades cultuais em Jerusalém, ele tenha prejudicado os interesses de sua família sacerdotal. Ou, quem sabe, o duro teor de sua crítica social e religiosa tenha provocado tão violenta reação. Durante toda a sua vida, Jeremias irá incomodar muita gente, que tentará, a qualquer custo, calar a sua boca. Jeremias atuou cerca de 50 anos, de 627 a 580 a.C., sob os governos de Josias (629-609 a.C.), Joaquim (609-598 a.C.), Sedecias (597-586 a.C.) e Godolias/exílio (586 a 580 a.C.). Por isso, costumamos dividir, didaticamente, sua atuação segundo estes quatro períodos.
      A situação em Judá se complicou rapidamente, quando um príncipe davídico chamado Ismael, que escapara para Amon, voltou e assassinou Godolias, provavelmente em outubro de 586 a.C. Os sobreviventes, entre eles Jeremias, fogem para o Egito, temendo uma represália babilônica. Lá no Egito, em Táfnis, cidade situada a leste do delta do Nilo, o incansável profeta, que já devia ter uns 70 anos de idade, passa a repreender a idolatria que seus conterrâneos ali praticavam. Depois disso, nada mais sabemos sobre Jeremias. Diz a lenda que o profeta de Anatot foi apedrejado e morto por seus conterrâneos, lá no Egito. Esta lenda está no apócrifo “Vida dos Profetas”: texto escrito por um judeu da Palestina no século I d.C.
      Fonte: http://www.airtonjo.com/faq_jeremias.htm



      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   Kutsal İncil

      • Capítulo 58
      • 1     |Isaías 58:1| ‹‹Avaz avaz bağırın, çekinmeyin,
        Sesinizi boru sesi gibi yükseltin;
        Halkıma isyanlarını,
        Yakup soyuna günahlarını bildirin.
                   
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      • 2     |Isaías 58:2| Bana her gün danışıyor,
        Yollarımı öğrenmekten zevk duyuyorlarmış!
        Doğru davranan,
        Tanrısının buyruğundan ayrılmayan bir ulusmuş gibi...
        Benden adil yargılar diliyor,
        Bana yaklaşmaktan zevk alıyorlarmış. yakın olmamı istiyorlarmış››.
                   
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      • 3     |Isaías 58:3| Diyorlar ki, ‹Oruç tuttuğumuzu neden görmüyor,
        İsteklerimizi denetlediğimizi neden farketmiyorsun?› ‹‹Bakın, oruç tuttuğunuz gün keyfinize bakıyor,
        İşçilerinizi eziyorsunuz.
                   
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      • 4     |Isaías 58:4| Orucunuz kavgayla, çekişmeyle,
        Şiddetli yumruklaşmayla bitiyor.
        Bugünkü gibi oruç tutmakla
        Sesinizi yükseklere duyuramazsınız.
                   
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      • 5     |Isaías 58:5| İstediğim oruç bu mu sanıyorsunuz?
        İnsanın isteklerini denetlemesi gereken gün böyle mi olmalı?
        Kamış gibi baş eğip çul ve kül üzerine mi oturmalı?
        Siz buna mı oruç, RABbi hoşnut eden gün diyorsunuz?
                   
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      • 6     |Isaías 58:6| Benim istediğim oruç,
        Haksız yere zincire, boyunduruğa vurulanları salıvermek,
        Ezilenleri özgürlüğe kavuşturmak,
        Her türlü boyunduruğu kırmak değil mi?
                   
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      • 7     |Isaías 58:7| Yiyeceğinizi açla paylaşmak değil mi?
        Barınaksız yoksulları evinize alır,
        Çıplak gördüğünüzü giydirir,
        Yakınlarınızdan yardımınızı esirgemezseniz,
                   
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      • 8     |Isaías 58:8| Işığınız tan gibi ağaracak,
        Çabucak şifa bulacaksınız.
        Doğruluğunuz önünüzden gidecek,
        RABbin yüceliği artçınız olacak.
                   
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      • 9     |Isaías 58:9| O zaman yardım çağrılarınızı RAB yanıtlayacak,
        Feryat ettiğinizde, ‹İşte buradayım› diyecek. ‹‹Eğer boyunduruğa, başkalarını suçlamaya,
        Kötücül konuşmalara son verirseniz,
                   
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      • 10     |Isaías 58:10| Açlar uğruna kendinizi feda eder,
        Yoksulların gereksinimini karşılarsanız,
        Işığınız karanlıkta parlayacak,
        Karanlığınız öğlen gibi ışıyacak.
                   
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