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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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New International Version -
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1
|Isaías 23:1|
An oracle concerning Tyre: Wail, O ships of Tarshish! For Tyre is destroyed and left without house or harbour. From the land of Cyprus [Hebrew: Kittim] word has come to them.
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2
|Isaías 23:2|
Be silent, you people of the island and you merchants of Sidon, whom the seafarers have enriched.
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3
|Isaías 23:3|
On the great waters came the grain of the Shihor; the harvest of the Nile [Masoretic Text; one Dead Sea Scroll Sidon, who cross over the sea; your envoys 23:3 are on the great waters. The grain of the Shihor, the harvest of the Nile,] was the revenue of Tyre, and she became the market-place of the nations.
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4
|Isaías 23:4|
Be ashamed, O Sidon, and you, O fortress of the sea, for the sea has spoken: “I have neither been in labour nor given birth; I have neither reared sons nor brought up daughters.”
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5
|Isaías 23:5|
When word comes to Egypt, they will be in anguish at the report from Tyre.
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6
|Isaías 23:6|
Cross over to Tarshish; wail, you people of the island.
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7
|Isaías 23:7|
Is this your city of revelry, the old, old city, whose feet have taken her to settle in far-off lands?
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8
|Isaías 23:8|
Who planned this against Tyre, the bestower of crowns, whose merchants are princes, whose traders are renowned in the earth?
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9
|Isaías 23:9|
The LORD Almighty planned it, to bring low the pride of all glory and to humble all who are renowned on the earth.
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10
|Isaías 23:10|
Till [Dead Sea Scrolls and some Septuagint manuscripts; Masoretic Text Go through] your land as along the Nile, O Daughter of Tarshish, for you no longer have a harbour.
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Sugestões

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04 de Dezembro LAB 704
OS GRANDES E HUMILDES FILIPENSES
Filipenses
Filipos. Na internet, você pode ver as fotos das ruínas da antiga cidade de Filipos. Era uma cidade importante no Império Romano por causa de sua localização geográfica na região montanhosa entre a Ásia e Europa. O nome vem de Filipe II, rei da Macedônia, fundada por ele em 356 a.C. Antes, existia nesse lugar um vilarejo traciano conhecido pelo nome grego Krenides ("fontes"), que em 361 a.C. foi tomado por colonos da ilha de Tasos, comandados por um exilado ateniense chamado Calistrato.
O maior atrativo desse lugar era o fato de localizar-se nas proximidades das minas de ouro do monte Pangéus, que Filipe fez questão de controlar ao fundar de novo a cidade. Filipos tinha também importância estratégica por constituir a rota terrestre para o Helesponto (Dardanelos) e Bósforo, e portanto, para o interior da Ásia. Lucas descreve Filipos como "a primeira cidade dessa região da Macedônia" — isto é, o primeiro entre quatro distritos em que a Macedônia fora dividida pelos romanos, em 167 a.C. — e acrescenta que se tratava de uma colônia romana (At 16:12).
A cidade foi transformada em colônia em 42 a.C, pelos líderes romanos Antônio e Otaviano, após obterem vitória ali sobre Bruto e Cássio, os assassinos de Júlio César. Os comandantes vitoriosos estabeleceram um batalhão de soldados veteranos em Filipos. Doze anos mais tarde Otaviano, havendo por sua vez derrotado ali as tropas de Antônio na batalha de Actium, instalou na área parte das tropas desbaratadas de Antônio, bem como algumas famílias, às quais despojou a fim de estabelecer também seus próprios soldados veteranos, dando à cidade seu próprio nome: Colônia Júlia Filipense. Três anos depois, quando Otaviano assumiu o título de Augusto, o nome da cidade foi ampliado: Colônia Júlia Augusta Filipense.
Em Filipos, ocorreram as primeiras conversões na Europa e, por isso, Filipos tem sido chamada de berço do cristianismo europeu. A igreja em Filipos cresceu e se fortaleceu e trouxe muitas alegrias ao coração do apóstolo.
Paulo escreveu esta carta, muitos anos depois de a igreja ter ali se formado. Ele estava na prisão em Roma, em condições subumanas, mas que não puderam tirar o gozo do servo de Deus. A igreja de Filipos amava muito a seu pai na fé, e mostrou-lhe muito afeto, enviando-lhe uma carta viva na pessoa de seu representante Epafrodito. Não esqueceu, também, de enviar-lhe algum dinheiro para alguma necessidade temporal.
E nesta carta podemos aprender que a unidade depende da humildade (2:3-4). O orgulho e o egoísmo trazem divisão. Para demonstrar o valor da humildade, Paulo usou a pessoa de Cristo como exemplo (2:5-11). Afinal, concordamos: não haveria exemplo melhor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva