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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 New International Version New International Version
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									1
									 
									 
									|Isaías 40:1|
									Comfort, comfort my people, says your God.									
     
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									2
									 
									 
									|Isaías 40:2|
									Speak tenderly to Jerusalem, and proclaim to her that her hard service has been completed, that her sin has been paid for, that she has received from the LORD’s hand double for all her sins.									
     
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									3
									 
									 
									|Isaías 40:3|
									A voice of one calling: “In the desert prepare the way for the LORD; [Or A voice of one calling in the desert: “Prepare the way for the LORD] make straight in the wilderness a highway for our God. [Hebrew:; Septuagint make straight the paths of our God]									
     
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									4
									 
									 
									|Isaías 40:4|
									Every valley shall be raised up, every mountain and hill made low; the rough ground shall become level, the rugged places a plain.									
     
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									5
									 
									 
									|Isaías 40:5|
									And the glory of the LORD will be revealed, and all mankind together will see it. For the mouth of the LORD has spoken.”									
     
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									6
									 
									 
									|Isaías 40:6|
									A voice says, “Cry out.” And I said, “What shall I cry?” “All men are like grass, and all their glory is like the flowers of the field.									
     
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									7
									 
									 
									|Isaías 40:7|
									The grass withers and the flowers fall, because the breath of the LORD blows on them. Surely the people are grass.									
     
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									8
									 
									 
									|Isaías 40:8|
									The grass withers and the flowers fall, but the word of our God stands for ever.”									
     
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									9
									 
									 
									|Isaías 40:9|
									You who bring good tidings to Zion, go up on a high mountain. You who bring good tidings to Jerusalem, [Or O Zion, bringer of good tidings, go up on a high mountain. O Jerusalem, bringer of good tidings] lift up your voice with a shout, lift it up, do not be afraid; say to the towns of Judah, “Here is your God!”									
     
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									10
									 
									 
									|Isaías 40:10|
									See, the Sovereign LORD comes with power, and his arm rules for him. See, his reward is with him, and his recompense accompanies him.									
     
 
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Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva