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 Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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									 New International Version New International Version
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									1
									 
									 
									|Isaías 29:1|
									Woe to you, Ariel, Ariel, the city where David settled! Add year to year and let your cycle of festivals go on.									
     
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									2
									 
									 
									|Isaías 29:2|
									Yet I will besiege Ariel; she will mourn and lament, she will be to me like an altar hearth. [The Hebrew for altar hearth sounds like the Hebrew for Ariel.]									
     
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									3
									 
									 
									|Isaías 29:3|
									I will encamp against you all around; I will encircle you with towers and set up my siege works against you.									
     
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									4
									 
									 
									|Isaías 29:4|
									Brought low, you will speak from the ground; your speech will mumble out of the dust. Your voice will come ghostlike from the earth; out of the dust your speech will whisper.									
     
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									5
									 
									 
									|Isaías 29:5|
									But your many enemies will become like fine dust, the ruthless hordes like blown chaff. Suddenly, in an instant,									
     
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									6
									 
									 
									|Isaías 29:6|
									the LORD Almighty will come with thunder and earthquake and great noise, with windstorm and tempest and flames of a devouring fire.									
     
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									7
									 
									 
									|Isaías 29:7|
									Then the hordes of all the nations that fight against Ariel, that attack her and her fortress and besiege her, will be as it is with a dream, with a vision in the night —									
     
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									8
									 
									 
									|Isaías 29:8|
									as when a hungry man dreams that he is eating, but he awakens, and his hunger remains; as when a thirsty man dreams that he is drinking, but he awakens faint, with his thirst unquenched. So will it be with the hordes of all the nations that fight against Mount Zion.									
     
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									9
									 
									 
									|Isaías 29:9|
									Be stunned and amazed, blind yourselves and be sightless; be drunk, but not from wine, stagger, but not from beer.									
     
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									10
									 
									 
									|Isaías 29:10|
									The LORD has brought over you a deep sleep: He has sealed your eyes (the prophets); he has covered your heads (the seers).									
     
 
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				- Sugestões 
 

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva