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      16 de novembro LAB 686

      COMEÇANDO ROMANOS
      Romanos 01-04

      George R. Knight, ao comentar sobre Romanos, dá dois gritos: “Romanos – Misericórdia para TOOOOODOS!” e “Romanos – MISERICOOOORDIA para todos!”. Estes são os berros onomatopaicos mais teológicos que já vi até hoje. Estão cunhados na capa da obra de John C. Brunt, um comentário bíblico do livro de Romanos, cujo título é “The Abundant Life Biblie Amplifier – Romans”. Trata-se de um prático guia à vida cristã abundante no livro de Romanos. Faço questão de ressaltar esse pragmatismo, porque nossos ouvidos ainda devem tinir aos brados originais desta carta. De acordo com Knight, as boas novas que ecoam através a epístola do apóstolo Paulo aos cristãos de Roma necessitam da ênfase que pode ser resumida e precisa ser eternizada em duas palavras: “misericórdia” e “todos”.
      “Os primeiros capítulos” de Romanos, explica este teólogo, “lidam com a nossa pecaminosidade e com nossa necessidade de misericórdia: todos nós pecamos e falhamos quanto ao ideal de Deus. Mas Paulo não nos deixa na forca. Depois de apontar a nossa necessidade, ele avança, ao escrever sobre a provisão divina: através de Jesus Cristo, Deus torna a salvação algo disponível para todos”. Aleluia! Esta é uma das principais mensagens do livro de Romanos. E como isto acontece? Leia-se no próprio livro, e comprove, como tais coisas são acontecíveis na realidade prática da vida!
      E é por isso que “romanos é muito mais do que apenas um tratado teológico sobre a salvação”. Isso George faz questão de ressaltar. Apesar de tantas explicações, Paulo visa tornar sua mensagem o mais prática possível: Se todos nós precisamos de misericórdia, então nenhum indivíduo ou grupo tem um espaço reservado na feira da salvação. Não! “Ninguém é inerentemente superior a qualquer outra pessoa. Nós não deveríamos julgar uns aos outros. Pelo contrário, deveríamos tratar uns aos outros com a mesma misericórdia e aceitação que Deus tem exercido sobre nós”.
      Esse papo é antigo? Pode até ser. Mas o problema é quando nós o obsoletamos. Vamos destravá-lo? Então, procure praticar o exercício de, ao encontrar a velha história da cruz, torná-la nova, fresquinha, uma vez mais na sua vida. Esta é a razão pela qual Deus estende-lhe hoje uma nova chance. É a oportunidade de ler (ou reler), na melhor biblioteca do mundo (a Bíblia), o melhor livro onde você pode encontrar chão suficiente para colocar o que estamos discutindo aqui em prática: Romanos.
      Aqui está a justificativa do nosso chamado a este desafio: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis”.

      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 37
      • 1     |Gênesis 37:1| וישׂב יעקב בארץ מגורי אביו בארץ כנען
                   
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      • 2     |Gênesis 37:2| אלה תלדות יעקב יוסף בן שׂבע עשׁרה שׂנה היה רעה את אחיו בצאן והוא נער את בני בלהה ואת בני זלפה נשׂי אביו ויבא יוסף את דבתם רעה אל אביהם
                   
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      • 3     |Gênesis 37:3| וישׁראל אהב את יוסף מכל בניו כי בן זקנים הוא לו ועשׁה לו כתנת פסים
                   
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      • 4     |Gênesis 37:4| ויראו אחיו כי אתו אהב אביהם מכל אחיו וישׁנאו אתו ולא יכלו דברו לשׂלם
                   
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      • 5     |Gênesis 37:5| ויחלם יוסף חלום ויגד לאחיו ויוספו עוד שׁנא אתו
                   
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      • 6     |Gênesis 37:6| ויאמר אליהם שׂמעו נא החלום הזה אשׂר חלמתי
                   
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      • 7     |Gênesis 37:7| והנה אנחנו מאלמים אלמים בתוך השׁדה והנה קמה אלמתי וגם נצבה והנה תסבינה אלמתיכם ותשׂתחוין לאלמתי
                   
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      • 8     |Gênesis 37:8| ויאמרו לו אחיו המלך תמלך עלינו אם משׂול תמשׂל בנו ויוספו עוד שׁנא אתו על חלמתיו ועל דבריו
                   
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      • 9     |Gênesis 37:9| ויחלם עוד חלום אחר ויספר אתו לאחיו ויאמר הנה חלמתי חלום עוד והנה השׂמשׂ והירח ואחד עשׁר כוכבים משׂתחוים לי
                   
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      • 10     |Gênesis 37:10| ויספר אל אביו ואל אחיו ויגער בו אביו ויאמר לו מה החלום הזה אשׂר חלמת הבוא נבוא אני ואמך ואחיך להשׂתחות לך ארצה
                   
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