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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT) -
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1
|Gênesis 45:1|
ולא יכל יוסף להתאפק לכל הנצבים עליו ויקרא הוציאו כל אישׂ מעלי ולא עמד אישׂ אתו בהתודע יוסף אל אחיו
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2
|Gênesis 45:2|
ויתן את קלו בבכי וישׂמעו מצרים וישׂמע בית פרעה
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3
|Gênesis 45:3|
ויאמר יוסף אל אחיו אני יוסף העוד אבי חי ולא יכלו אחיו לענות אתו כי נבהלו מפניו
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4
|Gênesis 45:4|
ויאמר יוסף אל אחיו גשׂו נא אלי ויגשׂו ויאמר אני יוסף אחיכם אשׂר מכרתם אתי מצרימה
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5
|Gênesis 45:5|
ועתה אל תעצבו ואל יחר בעיניכם כי מכרתם אתי הנה כי למחיה שׂלחני אלהים לפניכם
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6
|Gênesis 45:6|
כי זה שׂנתים הרעב בקרב הארץ ועוד חמשׂ שׂנים אשׂר אין חרישׂ וקציר
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7
|Gênesis 45:7|
וישׂלחני אלהים לפניכם לשׁום לכם שׂארית בארץ ולהחיות לכם לפליטה גדלה
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8
|Gênesis 45:8|
ועתה לא אתם שׂלחתם אתי הנה כי האלהים וישׁימני לאב לפרעה ולאדון לכל ביתו ומשׂל בכל ארץ מצרים
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9
|Gênesis 45:9|
מהרו ועלו אל אבי ואמרתם אליו כה אמר בנך יוסף שׁמני אלהים לאדון לכל מצרים רדה אלי אל תעמד
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10
|Gênesis 45:10|
וישׂבת בארץ גשׂן והיית קרוב אלי אתה ובניך ובני בניך וצאנך ובקרך וכל אשׂר לך
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Sugestões

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11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva