-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
83-
Webster's Bible 1833
-
-
1
|Salmos 83:1|
A song, or Psalm of Asaph. Keep not thou silence, O God: hold not thy peace, and be not still, O God.
-
2
|Salmos 83:2|
For lo, thy enemies make a tumult: and they that hate thee have lifted up the head.
-
3
|Salmos 83:3|
They have taken crafty counsel against thy people, and consulted against thy hidden ones.
-
4
|Salmos 83:4|
They have said, Come, and let us cut them off from being a nation; that the name of Israel may be no more in remembrance.
-
5
|Salmos 83:5|
For they have consulted together with one consent: they are confederate against thee,
-
6
|Salmos 83:6|
The tabernacles of Edom, and the Ishmaelites; of Moab, and the Hagarenes;
-
7
|Salmos 83:7|
Gebal, and Ammon, and Amalek; the Philistines with the inhabitants of Tyre;
-
8
|Salmos 83:8|
Assur also is joined with them: they have helped the children of Lot. Selah.
-
9
|Salmos 83:9|
Do to them as to the Midianites; as to Sisera, as to Jabin, at the brook of Kison:
-
10
|Salmos 83:10|
Who perished at En-dor: they became as dung for the earth.
-
-
Sugestões
Clique para ler Isaías 24-26
29 de julho LAB 576
O APOCALIPSE DE ISAÍAS
Isaías 24-26
É um prazer muito grande, mais uma vez, poder escrever sobre o que a Bíblia tem de bom para nós, como sendo nossa mensagem do dia. Neste dia, deveremos ler os capítulos 24-26 de Isaías, mas quero pedir licença a você para comentar, também, o capítulo 27. É que quando estudamos a Bíblia de forma teológica, fazemos algumas divisões de texto um tanto peculiares, de acordo com uma lógica de interpretação dele, ajudando na compreensão do texto bíblico. Se observar aí na sua Bíblia, verá que Isaías 24-27 formam um bloco que possui algo em comum.
Diferentemente do que vimos nos capítulos anteriores, esses não concernem a nenhuma nação em particular, mas sim, ao mundo todo que está sob a ira de Deus. É nessa seção que se encontra, pela primeira vez, a doutrina da ressurreição final. Um detalhe interessante também, nesse bloco de texto, é que existe um uso mais abundante de figuras simbólicas, como leviatã, dragão, etc. E tem uma verdadeira transição de estilo de texto, que vai de uma literatura profética para apocalíptica. É gradual, mas existe. Então, nesses capítulos, temos, também, um estilo de texto apocalíptico.
Alguns questionam: “Será que poderíamos chamar essa seção de o “apocalipse de Isaías”?” Querer chamá-lo assim tem um valor relativo. Por exemplo: alguns teólogos objetam que, em Isaías 24:21, temos uma referência aos “anjos patronos das nações”, que é um conceito que aparece em outros livros apocalípticos que foram escritos mais tarde. Mas essa objeção é sem valor porque, nesse verso, só fala de hostes celestes e nada mais. Então, aqui encontramos alguns pontos apocalípticos, mas não um único tipo de literatura.
Veja que em Isaías 24:27 é a Assíria, e não a Babilônia, que é mencionada como o país de exílio. E por aí já vemos que essa parte do livro de Isaías, pelo menos, foi escrita numa data qualquer que se encaixe no tempo em que a Assíria ainda era a maior ameaça contra os judeus.
Mas indo para uma parte mais prática do nosso resumo desses capítulos da Bíblia, das ideias principais dessa parte das Escrituras, gostaria de destacar o seguinte:
Todas as pessoas que existem espalhadas por este mundo serão recolhidas, uma por uma. E cada uma é convidada a fazer as pazes com Deus. A morte será destruída, para sempre. E, último destaque, o planeta Terra, que está poluído pelas consequências dos pecados dos seres humanos, na consumação final, será purificado e restaurado. A boa notícia é que viveremos em um lugar onde não precisaremos mais ter medo, dor, angústia, ansiedade, decepção, estresse, mágoas, etc.
Então, lhe desejo essa esperança.
Valdeci Júnior
Fátima Silva