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      20 de outubro LAB 659

      O EVANGELHO DE LUCAS SEGUNDO ALGUNS AUTORES CRISTÃOS
      Lucas 01-02

      “Por que necessitamos de Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo e todos os escritores que deram testemunho quanto à vida e ao ministério do Salvador? Por que não poderia um dos discípulos escrever o relatório completo? Por que introduz um dos escritores pontos que outro não menciona? É porque a mente dos homens difere. Nem todos compreendem as coisas exatamente de igual maneira (Ellen White).”
      “O Evangelho segundo Lucas é a narrativa mais completa da vida de Jesus que veio até nós proveniente da era apostólica. Teve a intenção de ser uma descrição completa do curso da vida do Salvador desde o seu nascimento até a sua ascensão, e faz parte de uma obra maior que inclui o livro dos Atos, o qual prossegue com a história das atividades missionárias da igreja até o estabelecimento da comunidade cristã em Roma (Dwight Lyman Moody).”
      “O estilo de seus escritos, e a sua familiaridade aos ritos e costumes dos judeus, demonstram de modo fidedigno que era judeu, enquanto o seu conhecimento do grego, bem como o seu nome, declaram a sua origem gentia (Matthew Henry).”
      “Lucas escreve como um historiador e estabelece sua narrativa nos moldes da história contemporânea. Principia ‘nos dias de Herodes, rei da Judéia’. Menciona o decreto imperial que levou José e Maria da Galiléia para Belém. No decurso da narrativa, Lucas presta atenção cuidadosa a datas e marcos de tempo. Quando dá início ao relato do ministério público do Senhor, ele nota os anos do César reinante e a idade de Jesus e faz um levantamento relacionado aos dirigentes civis e religiosos que estavam relacionados particularmente com a Palestina (Francis Davidson).”
      “É evidente que Lucas escreveu principalmente para os gentios. Teófilo era um gentio, como o autor, e não há no Evangelho nada que um gentio não possa captar ou compreender. Mas a característica mais proeminente de Lucas é que seu evangelho é universal. Caem todas as barreiras; Jesus é para todos os homens sem distinção (William Barclay).”
      “O livro de Lucas trata da nova vida. Este é o cerne do evangelho de Lucas: a vida transformada. Jesus é apresentado como o transformador, o portador de uma mensagem de vida nova para o mundo e de novidade de vida para os que crêem. À medida que avançarmos no estudo da emocionante história desse livro, descobriremos mais e mais a respeito do que significa a verdadeira vida”. O que a nova vida significa para você? Diga, às outras pessoas, que significado isso lhe traz, “tanto no que já experimentou quanto no que deseja experimentar, no relacionamento com Jesus (Lawrence Richards)”.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 17
      • 1     |Juízes 17:1| ויהי אישׂ מהר אפרים ושׂמו מיכיהו
                   
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      • 2     |Juízes 17:2| ויאמר לאמו אלף ומאה הכסף אשׂר לקח לך ואתי אלית וגם אמרת באזני הנה הכסף אתי אני לקחתיו ותאמר אמו ברוך בני ליהוה
                   
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      • 3     |Juízes 17:3| וישׂב את אלף ומאה הכסף לאמו ותאמר אמו הקדשׂ הקדשׂתי את הכסף ליהוה מידי לבני לעשׁות פסל ומסכה ועתה אשׂיבנו לך
                   
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      • 4     |Juízes 17:4| וישׂב את הכסף לאמו ותקח אמו מאתים כסף ותתנהו לצורף ויעשׁהו פסל ומסכה ויהי בבית מיכיהו
                   
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      • 5     |Juízes 17:5| והאישׂ מיכה לו בית אלהים ויעשׁ אפוד ותרפים וימלא את יד אחד מבניו ויהי לו לכהן
                   
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      • 6     |Juízes 17:6| בימים ההם אין מלך בישׁראל אישׂ הישׂר בעיניו יעשׁה
                   
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      • 7     |Juízes 17:7| ויהי נער מבית לחם יהודה ממשׂפחת יהודה והוא לוי והוא גר שׂם
                   
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      • 8     |Juízes 17:8| וילך האישׂ מהעיר מבית לחם יהודה לגור באשׂר ימצא ויבא הר אפרים עד בית מיכה לעשׁות דרכו
                   
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      • 9     |Juízes 17:9| ויאמר לו מיכה מאין תבוא ויאמר אליו לוי אנכי מבית לחם יהודה ואנכי הלך לגור באשׂר אמצא
                   
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      • 10     |Juízes 17:10| ויאמר לו מיכה שׂבה עמדי והיה לי לאב ולכהן ואנכי אתן לך עשׁרת כסף לימים וערך בגדים ומחיתך וילך הלוי
                   
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