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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT)
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1
|Neemias 9:1|
וביום עשׁרים וארבעה לחדשׂ הזה נאספו בני ישׁראל בצום ובשׁקים ואדמה עליהם
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2
|Neemias 9:2|
ויבדלו זרע ישׁראל מכל בני נכר ויעמדו ויתודו על חטאתיהם ועונות אבתיהם
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3
|Neemias 9:3|
ויקומו על עמדם ויקראו בספר תורת יהוה אלהיהם רבעית היום ורבעית מתודים ומשׂתחוים ליהוה אלהיהם
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4
|Neemias 9:4|
ויקם על מעלה הלוים ישׂוע ובני קדמיאל שׂבניה בני שׂרביה בני כנני ויזעקו בקול גדול אל יהוה אלהיהם
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5
|Neemias 9:5|
ויאמרו הלוים ישׂוע וקדמיאל בני חשׂבניה שׂרביה הודיה שׂבניה פתחיה קומו ברכו את יהוה אלהיכם מן העולם עד העולם ויברכו שׂם כבודך ומרומם על כל ברכה ותהלה
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6
|Neemias 9:6|
אתה הוא יהוה לבדך את עשׁית את השׂמים שׂמי השׂמים וכל צבאם הארץ וכל אשׂר עליה הימים וכל אשׂר בהם ואתה מחיה את כלם וצבא השׂמים לך משׂתחוים
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7
|Neemias 9:7|
אתה הוא יהוה האלהים אשׂר בחרת באברם והוצאתו מאור כשׁדים ושׁמת שׂמו אברהם
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8
|Neemias 9:8|
ומצאת את לבבו נאמן לפניך וכרות עמו הברית לתת את ארץ הכנעני החתי האמרי והפרזי והיבוסי והגרגשׂי לתת לזרעו ותקם את דבריך כי צדיק אתה
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9
|Neemias 9:9|
ותרא את עני אבתינו במצרים ואת זעקתם שׂמעת על ים סוף
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10
|Neemias 9:10|
ותתן אתת ומפתים בפרעה ובכל עבדיו ובכל עם ארצו כי ידעת כי הזידו עליהם ותעשׁ לך שׂם כהיום הזה
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Sugestões
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30 de julho LAB 577
BLÁ-BLÁ-BLÁ
Isaías 27-29
“Porque é mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.” Você já usou esse verso para ensinar sobre algum método de como devemos estudar a Bíblia? Sim? Então, peça perdão a Deus, porque torceu o sentido do texto bíblico. Estou falando isso, porque tem gente que pega Isaías 28:10 para argumentar que a Bíblia está mandando estudar o texto sagrado de forma salpicada, pegando um pedacinho em cada canto para defender uma ideia. Mas, se fosse assim, onde estaria o valor do estudo textual da Palavra de Deus?
É claro que o estudo sistemático da Bíblia é muito importante e que, para estudá-la por assunto, é preciso vasculhá-la para juntar tudo o que ela diz. Mas, por favor, ninguém precisa usar Isaías 28:10 para defender isso. Não precisamos pôr na boca do profeta o que ele não disse. É só lermos o capítulo inteiro, olharmos os versos que vêm antes e depois e veremos que o sentido do texto é exatamente o contrário, uma zombaria.
Como assim? Explico: na realidade, no original hebraico, o que temos são algumas palavras que praticamente não dá para traduzir. É uma verdadeira onomatopéia que, para nós que falamos português, não passa de sons sem sentido: “sav lasav sav lasav / kav lakav kav lakav.” Isso era uma imitação zombadora das palavras do profeta Isaías.
Naquela época, os líderes religiosos não faziam seu trabalho. Viviam bêbados. Nesse caso, o significado de “bêbado” pode, também, indicar cegueira espiritual. Quando Isaías chegou trazendo a mensagem do Senhor, eles começaram a caçoar dele: “O que esse profetinha aí está falando pra lá e pra cá? Um monte de asneira?” Esse é o sentido de Isaías 28:10, uma zombaria que estavam fazendo com a pregação de Isaías.
Inclusive, a ferramenta de Estudo Bíblico Strong deixa claro que isso foi usado em zombaria para arremedar as palavras de Isaías, e não pode, jamais, ser usado como um mandamento divino verdadeiro. Para mim, a melhor tradução dessa imitação onomatopaica das palavras de Isaías (na cabeça deles) seria: “beabá, blá-blá-blá, beabá, blá-blá-blá para todo lado.”
Ou seja, a simplicidade da amorosa mensagem divina estava desprezada. Os bêbados de Judá compararam a mensagem de Isaías como conversa para crianças. A Bíblia na Linguagem de Hoje, que em muitos pontos é uma das Bíblias mais teológicas que temos, traduz o verso com muita alegria, quando diz: “Ele está pensando que nós somos crianças e quer nos ensinar o beabá.” Essa era a triste conclusão dos amigos ouvintes do pregador Isaías que, infelizmente, iriam colher consequências amargas por causa desse desprezo para com as profecias.
Não despreze-as, você também!
Valdeci Júnior
Fátima Silva