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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT)
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1
|Neemias 13:1|
ביום ההוא נקרא בספר משׂה באזני העם ונמצא כתוב בו אשׂר לא יבוא עמני ומאבי בקהל האלהים עד עולם
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2
|Neemias 13:2|
כי לא קדמו את בני ישׁראל בלחם ובמים וישׁכר עליו את בלעם לקללו ויהפך אלהינו הקללה לברכה
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3
|Neemias 13:3|
ויהי כשׂמעם את התורה ויבדילו כל ערב מישׁראל
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4
|Neemias 13:4|
ולפני מזה אלישׂיב הכהן נתון בלשׂכת בית אלהינו קרוב לטוביה
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5
|Neemias 13:5|
ויעשׁ לו לשׂכה גדולה ושׂם היו לפנים נתנים את המנחה הלבונה והכלים ומעשׁר הדגן התירושׂ והיצהר מצות הלוים והמשׂררים והשׂערים ותרומת הכהנים
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6
|Neemias 13:6|
ובכל זה לא הייתי בירושׂלם כי בשׂנת שׂלשׂים ושׂתים לארתחשׂסתא מלך בבל באתי אל המלך ולקץ ימים נשׂאלתי מן המלך
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7
|Neemias 13:7|
ואבוא לירושׂלם ואבינה ברעה אשׂר עשׁה אלישׂיב לטוביה לעשׁות לו נשׂכה בחצרי בית האלהים
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8
|Neemias 13:8|
וירע לי מאד ואשׂליכה את כל כלי בית טוביה החוץ מן הלשׂכה
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9
|Neemias 13:9|
ואמרה ויטהרו הלשׂכות ואשׂיבה שׂם כלי בית האלהים את המנחה והלבונה
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10
|Neemias 13:10|
ואדעה כי מניות הלוים לא נתנה ויברחו אישׂ לשׁדהו הלוים והמשׂררים עשׁי המלאכה
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Sugestões
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30 de julho LAB 577
BLÁ-BLÁ-BLÁ
Isaías 27-29
“Porque é mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.” Você já usou esse verso para ensinar sobre algum método de como devemos estudar a Bíblia? Sim? Então, peça perdão a Deus, porque torceu o sentido do texto bíblico. Estou falando isso, porque tem gente que pega Isaías 28:10 para argumentar que a Bíblia está mandando estudar o texto sagrado de forma salpicada, pegando um pedacinho em cada canto para defender uma ideia. Mas, se fosse assim, onde estaria o valor do estudo textual da Palavra de Deus?
É claro que o estudo sistemático da Bíblia é muito importante e que, para estudá-la por assunto, é preciso vasculhá-la para juntar tudo o que ela diz. Mas, por favor, ninguém precisa usar Isaías 28:10 para defender isso. Não precisamos pôr na boca do profeta o que ele não disse. É só lermos o capítulo inteiro, olharmos os versos que vêm antes e depois e veremos que o sentido do texto é exatamente o contrário, uma zombaria.
Como assim? Explico: na realidade, no original hebraico, o que temos são algumas palavras que praticamente não dá para traduzir. É uma verdadeira onomatopéia que, para nós que falamos português, não passa de sons sem sentido: “sav lasav sav lasav / kav lakav kav lakav.” Isso era uma imitação zombadora das palavras do profeta Isaías.
Naquela época, os líderes religiosos não faziam seu trabalho. Viviam bêbados. Nesse caso, o significado de “bêbado” pode, também, indicar cegueira espiritual. Quando Isaías chegou trazendo a mensagem do Senhor, eles começaram a caçoar dele: “O que esse profetinha aí está falando pra lá e pra cá? Um monte de asneira?” Esse é o sentido de Isaías 28:10, uma zombaria que estavam fazendo com a pregação de Isaías.
Inclusive, a ferramenta de Estudo Bíblico Strong deixa claro que isso foi usado em zombaria para arremedar as palavras de Isaías, e não pode, jamais, ser usado como um mandamento divino verdadeiro. Para mim, a melhor tradução dessa imitação onomatopaica das palavras de Isaías (na cabeça deles) seria: “beabá, blá-blá-blá, beabá, blá-blá-blá para todo lado.”
Ou seja, a simplicidade da amorosa mensagem divina estava desprezada. Os bêbados de Judá compararam a mensagem de Isaías como conversa para crianças. A Bíblia na Linguagem de Hoje, que em muitos pontos é uma das Bíblias mais teológicas que temos, traduz o verso com muita alegria, quando diz: “Ele está pensando que nós somos crianças e quer nos ensinar o beabá.” Essa era a triste conclusão dos amigos ouvintes do pregador Isaías que, infelizmente, iriam colher consequências amargas por causa desse desprezo para com as profecias.
Não despreze-as, você também!
Valdeci Júnior
Fátima Silva