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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT) -
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1
|Neemias 5:1|
ותהי צעקת העם ונשׂיהם גדולה אל אחיהם היהודים
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2
|Neemias 5:2|
וישׂ אשׂר אמרים בנינו ובנתינו אנחנו רבים ונקחה דגן ונאכלה ונחיה
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3
|Neemias 5:3|
וישׂ אשׂר אמרים שׁדתינו וכרמינו ובתינו אנחנו ערבים ונקחה דגן ברעב
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4
|Neemias 5:4|
וישׂ אשׂר אמרים לוינו כסף למדת המלך שׁדתינו וכרמינו
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5
|Neemias 5:5|
ועתה כבשׁר אחינו בשׁרנו כבניהם בנינו והנה אנחנו כבשׂים את בנינו ואת בנתינו לעבדים וישׂ מבנתינו נכבשׂות ואין לאל ידנו ושׁדתינו וכרמינו לאחרים
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6
|Neemias 5:6|
ויחר לי מאד כאשׂר שׂמעתי את זעקתם ואת הדברים האלה
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7
|Neemias 5:7|
וימלך לבי עלי ואריבה את החרים ואת הסגנים ואמרה להם משׂא אישׂ באחיו אתם נשׂאים ואתן עליהם קהלה גדולה
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8
|Neemias 5:8|
ואמרה להם אנחנו קנינו את אחינו היהודים הנמכרים לגוים כדי בנו וגם אתם תמכרו את אחיכם ונמכרו לנו ויחרישׂו ולא מצאו דבר
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9
|Neemias 5:9|
ויאמר לא טוב הדבר אשׂר אתם עשׁים הלוא ביראת אלהינו תלכו מחרפת הגוים אויבינו
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10
|Neemias 5:10|
וגם אני אחי ונערי נשׂים בהם כסף ודגן נעזבה נא את המשׂא הזה
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva