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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT) -
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1
|1 Samuel 16:1|
ויאמר יהוה אל שׂמואל עד מתי אתה מתאבל אל שׂאול ואני מאסתיו ממלך על ישׁראל מלא קרנך שׂמן ולך אשׂלחך אל ישׂי בית הלחמי כי ראיתי בבניו לי מלך
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2
|1 Samuel 16:2|
ויאמר שׂמואל איך אלך ושׂמע שׂאול והרגני ויאמר יהוה עגלת בקר תקח בידך ואמרת לזבח ליהוה באתי
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3
|1 Samuel 16:3|
וקראת לישׂי בזבח ואנכי אודיעך את אשׂר תעשׁה ומשׂחת לי את אשׂר אמר אליך
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4
|1 Samuel 16:4|
ויעשׁ שׂמואל את אשׂר דבר יהוה ויבא בית לחם ויחרדו זקני העיר לקראתו ויאמר שׂלם בואך
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5
|1 Samuel 16:5|
ויאמר שׂלום לזבח ליהוה באתי התקדשׂו ובאתם אתי בזבח ויקדשׂ את ישׂי ואת בניו ויקרא להם לזבח
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6
|1 Samuel 16:6|
ויהי בבואם וירא את אליאב ויאמר אך נגד יהוה משׂיחו
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7
|1 Samuel 16:7|
ויאמר יהוה אל שׂמואל אל תבט אל מראהו ואל גבה קומתו כי מאסתיהו כי לא אשׂר יראה האדם כי האדם יראה לעינים ויהוה יראה ללבב
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8
|1 Samuel 16:8|
ויקרא ישׂי אל אבינדב ויעברהו לפני שׂמואל ויאמר גם בזה לא בחר יהוה
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9
|1 Samuel 16:9|
ויעבר ישׂי שׂמה ויאמר גם בזה לא בחר יהוה
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10
|1 Samuel 16:10|
ויעבר ישׂי שׂבעת בניו לפני שׂמואל ויאמר שׂמואל אל ישׂי לא בחר יהוה באלה
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Sugestões

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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva