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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT) -
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1
|1 Samuel 29:1|
ויקבצו פלשׂתים את כל מחניהם אפקה וישׁראל חנים בעין אשׂר ביזרעאל
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2
|1 Samuel 29:2|
וסרני פלשׂתים עברים למאות ולאלפים ודוד ואנשׂיו עברים באחרנה עם אכישׂ
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3
|1 Samuel 29:3|
ויאמרו שׁרי פלשׂתים מה העברים האלה ויאמר
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4
|1 Samuel 29:4|
ויקצפו עליו שׁרי פלשׂתים ויאמרו לו שׁרי פ
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5
|1 Samuel 29:5|
הלוא זה דוד אשׂר יענו לו במחלות לאמר הכה שׂאול באלפיו ודוד ברבבתו
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6
|1 Samuel 29:6|
ויקרא אכישׂ אל דוד ויאמר אליו חי יהוה כי ישׂר אתה וטוב בעיני צאתך ובאך אתי במחנה כי לא מצאתי בך רעה מיום באך אלי עד היום הזה ובעיני הסרנים לא טוב אתה
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7
|1 Samuel 29:7|
ועתה שׂוב ולך בשׂלום ולא תעשׁה רע בעיני סרני פלשׂתים
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8
|1 Samuel 29:8|
ויאמר דוד אל אכישׂ כי מה עשׁיתי ומה מצאת בעבדך מיום אשׂר הייתי לפניך עד היום הזה כי לא אבוא ונלחמתי באיבי אדני המלך
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9
|1 Samuel 29:9|
ויען אכישׂ ויאמר אל דוד ידעתי כי טוב אתה בעיני כמלאך אלהים אך שׁרי פלשׂתים אמרו לא יעלה עמנו במלחמה
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10
|1 Samuel 29:10|
ועתה השׂכם בבקר ועבדי אדניך אשׂר באו אתך והשׂכמתם בבקר ואור לכם ולכו
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Sugestões

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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva