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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT)
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1
|1 Samuel 25:1|
וימת שׂמואל ויקבצו כל ישׁראל ויספדו לו ויקברהו בביתו ברמה ויקם דוד וירד אל מדבר פארן
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2
|1 Samuel 25:2|
ואישׂ במעון ומעשׁהו בכרמל והאישׂ גדול מאד ולו צאן שׂלשׂת אלפים ואלף עזים ויהי בגזז את צאנו בכרמל
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3
|1 Samuel 25:3|
ושׂם האישׂ נבל ושׂם אשׂתו אבגיל והאשׂה טובת שׁכל ויפת תאר והאישׂ קשׂה ורע מעללים והוא כלבו
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4
|1 Samuel 25:4|
וישׂמע דוד במדבר כי גזז נבל את צאנו
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5
|1 Samuel 25:5|
וישׂלח דוד עשׁרה נערים ויאמר דוד לנערים עלו כרמלה ובאתם אל נבל ושׂאלתם לו בשׂמי לשׂלום
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6
|1 Samuel 25:6|
ואמרתם כה לחי ואתה שׂלום וביתך שׂלום וכל אשׂר לך שׂלום
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7
|1 Samuel 25:7|
ועתה שׂמעתי כי גזזים לך עתה הרעים אשׂר לך היו עמנו לא הכלמנום ולא נפקד להם מאומה כל ימי היותם בכרמל
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8
|1 Samuel 25:8|
שׂאל את נעריך ויגידו לך וימצאו הנערים חן בעיניך כי על יום טוב בנו תנה נא את אשׂר תמצא ידך לעבדיך ולבנך לדוד
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9
|1 Samuel 25:9|
ויבאו נערי דוד וידברו אל נבל ככל הדברים האלה בשׂם דוד וינוחו
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10
|1 Samuel 25:10|
ויען נבל את עבדי דוד ויאמר מי דוד ומי בן ישׂי היום רבו עבדים המתפרצים אישׂ מפני אדניו
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Sugestões
Clique para ler Zacarías 9-11
01 de outubro AB 640
PRISIONEIROS DA ESPERANÇA
Zacarias 09-11
Já sentiu-se preso a um medo? Já sentiu medo de ouvir falar nos assuntos do armagedom, apocalipse, fim dos tempos, etc? Quando você ouve previsões científicas querendo apontar que o fim do planeta está se aproximando, o que sente? Quando criança, eu tinha medo da volta de Jesus. O quadro pintado por muitos pregadores era assustador. Quer entender uma palhinha do que eu sentia? Ao ler a primeira parte de Zacarias 9, tente imaginar-se dentro de um daqueles cenários. Tente sentir-se como sendo uma daquelas pessoas. Consegue imaginar o que seria viver aquele contexto, na própria pele? Se conseguir, duvido que não sentiria medo. Eu, pelo menos, sentira, se fosse um habitante de Gaza, Ascalom, Tiro, Sidom, etc. Ainda mais se eu fosse indefeso o bastante para não poder sair daquelas cidades. Ui, que medo!
Então o nosso pensamento se volta para a realidade, e suspiramos: “ainda bem que é só uma imaginação, e, na realidade, estamos no século XXI”. Mas é aí que mora o perigo: “estamos no século XXI”. Podemos não correr o risco de sermos vítimas da espada de um cavaleiro quem vem levantando poeira, mas corremos um risco muito maior. É no presente século que se dará o aparecimento do Senhor. E não será uma mera guerrinha aos moldes do mundo antigo. Será fogo consumidor!
Há esperança?
Não quero que você sinta-se imaginariamente preso em uma cidadela antiga em ameaça, nem que fique preso ao medo de pensar na volta de Jesus. Mas uma coisa eu lhe garanto, ainda que você desfrute de sentimentos de liberdade, sempre estará cativado por algo. Não existe a liberdade absoluta, existe a servidão prazerosa, voluntária e por amor, que, no mais profundo sincero anseio do coração, sente-se livre, por sentir-se amada. É por isto que o amor, para libertar, primeiro cativa. O cativeiro do amor é uma redoma de paz e proteção. E faz com que o sentimento de estar cativado não seja claustrofóbico, mas sim, de segurança.
Como é isto? Imagine-se de novo naquele cenário do mundo antigo. Mas agora, antes que o rodo destruidor passasse alisando tudo, tivesse a chance de entrar numa carruagem e mudar-se para Jerusalém. Veja do 9:9 em diante. O mesmo Senhor que vem arrebentando com os rebeldes, vem abraçando, sorridentemente, os que o esperam.
Espere! Aqui entra em cena um verbo que faz toda a diferença: “esperar”. Sabe o que pode nos levar a sermos cativos do desespero? O fato de não esperarmos o Senhor. Mas a mudança é: “Voltem à sua fortaleza, ò prisioneiros da esperança, pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês (Zacarias 9:12)”.
Valdeci Júnior