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      18 de agosto LAB 596

      PLANOS DO PAI PARA NÓS
      Jeremias 27-29

      Em Jeremias 27, mais uma vez, o profeta anuncia sua mensagem utilizando um ato simbólico. Deus, que é o Senhor da História, concedeu por um tempo a soberania a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e as nações que não se submeterem a ele terão de arcar com as conseqüências. Esse mesmo Deus é, ainda hoje, o Senhor da História. Ele concede a você certo domínio sobre algumas coisas na vida, e a outros, certos domínios sobre você. Pare para pensar, em como é que você tem lidado com estes assuntos de exercício de autoridade concedida.
      No capítulo 28, a menção do jugo do rei da Babilônia relaciona este relato com o capítulo anterior, apesar de, aqui, a narração estar na terceira pessoa e não na primeira. O relato apresenta dois profetas, Hananias e Jeremias, como representantes de dois pontos de vista antagônicos. Hananias representa os profetas que anunciam paz e prosperidade; Jeremias declara que esse anúncio traz falsa esperança. Na realidade Jeremias estabeleceu um ponto de equilíbrio: o cativeiro não seria tão breve, como alguns falsos profetas tentavam predizer, mas certamente chegaria ao fim. O resultado desse encontro revelou quem é o falso profeta e qual é o critério para identificá-lo.
      Mas quando entramos no capítulo 29, encontramos pelo menos três importantes fontes de esperança:
      Deus diz ao Seu povo que não deve desistir da esperança porque sua situação não é resultado de acaso ou mal impossível de se predizer, pois o próprio Deus diz: “Eu deportei [Judá] de Jerusalém para a Babilônia” (verso 4). Embora o mal parecia cercá-lo, Judá nunca deixou de estar no centro das mãos de Deus.
      Deus diz ao Seu povo que não deve perder a esperança porque Ele pode trabalhar mesmo dentro das dificuldades presentes (verso 7).
      Deus diz ao Seu povo que não deve perder a esperança porque Ele vai pôr fim ao seu exílio em um tempo específico: “Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a Minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar” (verso 10).
      Mas veja com destaque os versos 11-14. Depois que Deus explicou como estava no comando no passado, está no comando no presente e estará no comando no futuro, Ele expressa graciosamente o terno cuidado por Seu povo. Leia os versos 11-14, colocando seu nome cada vez que aparecer a palavra vós, vosso, vocês ou similar, como se Deus estivesse fazendo-lhe essas promessas pessoalmente. Aplique-as para suas lutas, quaisquer que sejam elas.
      Fontes: Rodapé da Bíblia de Estudos Almeida e LES 4º Trimestre de 2007, pág. 85.



      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 25
      • 1     |2 Crônicas 25:1| בן עשׁרים וחמשׂ שׂנה מלך אמציהו ועשׁרים ותשׂע שׂנה מלך בירושׂלם ושׂם אמו יהועדן מירושׂלים
                   
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      • 2     |2 Crônicas 25:2| ויעשׁ הישׂר בעיני יהוה רק לא בלבב שׂלם
                   
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      • 3     |2 Crônicas 25:3| ויהי כאשׂר חזקה הממלכה עליו ויהרג את עבדיו המכים את המלך אביו
                   
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      • 4     |2 Crônicas 25:4| ואת בניהם לא המית כי ככתוב בתורה בספר משׂה אשׂר צוה יהוה לאמר לא ימותו אבות על בנים ובנים לא ימותו על אבות כי אישׂ בחטאו ימותו
                   
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      • 5     |2 Crônicas 25:5| ויקבץ אמציהו את יהודה ויעמידם לבית אבות ל—
                   
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      • 6     |2 Crônicas 25:6| וישׁכר מישׁראל מאה אלף גבור חיל במאה ככר כסף
                   
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      • 7     |2 Crônicas 25:7| ואישׂ האלהים בא אליו לאמר המלך אל יבא עמך צבא ישׁראל כי אין יהוה עם ישׁראל כל בני אפרים
                   
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      • 8     |2 Crônicas 25:8| כי אם בא אתה עשׁה חזק למלחמה יכשׂילך האלהים לפני אויב כי ישׂ כח באלהים לעזור ולהכשׂיל
                   
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      • 9     |2 Crônicas 25:9| ויאמר אמציהו לאישׂ האלהים ומה לעשׁות למאת הככר אשׂר נתתי לגדוד ישׁראל ויאמר אישׂ האלהים ישׂ ליהוה לתת לך הרבה מזה
                   
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      • 10     |2 Crônicas 25:10| ויבדילם אמציהו להגדוד אשׂר בא אליו מאפרים ללכת למקומם ויחר אפם מאד ביהודה וישׂובו למקומם בחרי אף
                   
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