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      29 de outubro LAB 668

      O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
      João 01-03

      É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
      Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
      Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
      Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 8
      • 1     |2 Crônicas 8:1| ויהי מקץ עשׁרים שׂנה אשׂר בנה שׂלמה את בית יהוה ואת ביתו
                   
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      • 2     |2 Crônicas 8:2| והערים אשׂר נתן חורם לשׂלמה בנה שׂלמה אתם ויושׂב שׂם את בני ישׁראל
                   
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      • 3     |2 Crônicas 8:3| וילך שׂלמה חמת צובה ויחזק עליה
                   
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      • 4     |2 Crônicas 8:4| ויבן את תדמר במדבר ואת כל ערי המסכנות אשׂר בנה בחמת
                   
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      • 5     |2 Crônicas 8:5| ויבן את בית חורון העליון ואת בית חורון התחתון ערי מצור חומות דלתים ובריח
                   
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      • 6     |2 Crônicas 8:6| ואת בעלת ואת כל ערי המסכנות אשׂר היו לשׂלמה ואת כל ערי הרכב ואת ערי הפרשׂים ואת כל חשׂק שׂלמה אשׂר חשׂק לבנות בירושׂלם ובלבנון ובכל ארץ ממשׂלתו
                   
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      • 7     |2 Crônicas 8:7| כל העם הנותר מן החתי והאמרי והפרזי והחוי והיבוסי אשׂר לא מישׁראל המה
                   
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      • 8     |2 Crônicas 8:8| מן בניהם אשׂר נותרו אחריהם בארץ אשׂר לא כלום בני ישׁראל ויעלם שׂלמה למס עד היום הזה
                   
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      • 9     |2 Crônicas 8:9| ומן בני ישׁראל אשׂר לא נתן שׂלמה לעבדים למלאכתו כי המה אנשׂי מלחמה ושׁרי שׂלישׂיו ושׁרי רכבו ופרשׂיו
                   
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      • 10     |2 Crônicas 8:10| ואלה שׁרי הנציבים אשׂר למלך שׂלמה חמשׂים ומאתים הרדים בעם
                   
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