-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT)
-
-
1
|2 Crônicas 9:1|
ומלכת שׂבא שׂמעה את שׂמע שׂלמה ותבוא לנסות
-
2
|2 Crônicas 9:2|
ויגד לה שׂלמה את כל דבריה ולא נעלם דבר משׂלמה אשׂר לא הגיד לה
-
3
|2 Crônicas 9:3|
ותרא מלכת שׂבא את חכמת שׂלמה והבית אשׂר בנה
-
4
|2 Crônicas 9:4|
ומאכל שׂלחנו ומושׂב עבדיו ומעמד משׂרתיו ומלבושׂיהם ומשׂקיו ומלבושׂיהם ועליתו אשׂר יעלה בית יהוה ולא היה עוד בה רוח
-
5
|2 Crônicas 9:5|
ותאמר אל המלך אמת הדבר אשׂר שׂמעתי בארצי על דבריך ועל חכמתך
-
6
|2 Crônicas 9:6|
ולא האמנתי לדבריהם עד אשׂר באתי ותראינה עיני והנה לא הגד לי חצי מרבית חכמתך יספת על השׂמועה אשׂר שׂמעתי
-
7
|2 Crônicas 9:7|
אשׂרי אנשׂיך ואשׂרי עבדיך אלה העמדים לפניך תמיד ושׂמעים את חכמתך
-
8
|2 Crônicas 9:8|
יהי יהוה אלהיך ברוך אשׂר חפץ בך לתתך על כסאו למלך ליהוה אלהיך באהבת אלהיך את ישׁראל להעמידו לעולם ויתנך עליהם למלך לעשׁות משׂפט וצדקה
-
9
|2 Crônicas 9:9|
ותתן למלך מאה ועשׁרים ככר זהב ובשׁמים לרב מאד ואבן יקרה ולא היה כבשׁם ההוא אשׂר נתנה מלכת שׂבא למלך שׂלמה
-
10
|2 Crônicas 9:10|
וגם עבדי חירם ועבדי שׂלמה אשׂר הביאו זהב מאופיר הביאו עצי אלגומים ואבן יקרה
-
-
Sugestões
Clique para ler Jeremias 27-29
18 de agosto LAB 596
PLANOS DO PAI PARA NÓS
Jeremias 27-29
Em Jeremias 27, mais uma vez, o profeta anuncia sua mensagem utilizando um ato simbólico. Deus, que é o Senhor da História, concedeu por um tempo a soberania a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e as nações que não se submeterem a ele terão de arcar com as conseqüências. Esse mesmo Deus é, ainda hoje, o Senhor da História. Ele concede a você certo domínio sobre algumas coisas na vida, e a outros, certos domínios sobre você. Pare para pensar, em como é que você tem lidado com estes assuntos de exercício de autoridade concedida.
No capítulo 28, a menção do jugo do rei da Babilônia relaciona este relato com o capítulo anterior, apesar de, aqui, a narração estar na terceira pessoa e não na primeira. O relato apresenta dois profetas, Hananias e Jeremias, como representantes de dois pontos de vista antagônicos. Hananias representa os profetas que anunciam paz e prosperidade; Jeremias declara que esse anúncio traz falsa esperança. Na realidade Jeremias estabeleceu um ponto de equilíbrio: o cativeiro não seria tão breve, como alguns falsos profetas tentavam predizer, mas certamente chegaria ao fim. O resultado desse encontro revelou quem é o falso profeta e qual é o critério para identificá-lo.
Mas quando entramos no capítulo 29, encontramos pelo menos três importantes fontes de esperança:
Deus diz ao Seu povo que não deve desistir da esperança porque sua situação não é resultado de acaso ou mal impossível de se predizer, pois o próprio Deus diz: “Eu deportei [Judá] de Jerusalém para a Babilônia” (verso 4). Embora o mal parecia cercá-lo, Judá nunca deixou de estar no centro das mãos de Deus.
Deus diz ao Seu povo que não deve perder a esperança porque Ele pode trabalhar mesmo dentro das dificuldades presentes (verso 7).
Deus diz ao Seu povo que não deve perder a esperança porque Ele vai pôr fim ao seu exílio em um tempo específico: “Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a Minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar” (verso 10).
Mas veja com destaque os versos 11-14. Depois que Deus explicou como estava no comando no passado, está no comando no presente e estará no comando no futuro, Ele expressa graciosamente o terno cuidado por Seu povo. Leia os versos 11-14, colocando seu nome cada vez que aparecer a palavra vós, vosso, vocês ou similar, como se Deus estivesse fazendo-lhe essas promessas pessoalmente. Aplique-as para suas lutas, quaisquer que sejam elas.
Fontes: Rodapé da Bíblia de Estudos Almeida e LES 4º Trimestre de 2007, pág. 85.
Valdeci Júnior
Fátima Silva