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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT) -
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1
|Jeremias 30:1|
הדבר אשׂר היה אל ירמיהו מאת יהוה לאמר
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2
|Jeremias 30:2|
כה אמר יהוה אלהי ישׁראל לאמר כתב לך את כל הדברים אשׂר דברתי אליך אל ספר
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3
|Jeremias 30:3|
כי הנה ימים באים נאם יהוה ושׂבתי את שׂבות עמי ישׁראל ויהודה אמר יהוה והשׂבתים אל הארץ אשׂר נתתי לאבותם וירשׂוה
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4
|Jeremias 30:4|
ואלה הדברים אשׂר דבר יהוה אל ישׁראל ואל יהודה
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5
|Jeremias 30:5|
כי כה אמר יהוה קול חרדה שׂמענו פחד ואין שׂלום
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6
|Jeremias 30:6|
שׂאלו נא וראו אם ילד זכר מדוע ראיתי כל גבר ידיו על חלציו כיולדה ונהפכו כל פנים לירקון
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7
|Jeremias 30:7|
הוי כי גדול היום ההוא מאין כמהו ועת צרה היא ליעקב וממנה יושׂע
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8
|Jeremias 30:8|
והיה ביום ההוא נאם יהוה צבאות אשׂבר עלו מעל צוארך ומוסרותיך אנתק ולא יעבדו בו עוד זרים
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9
|Jeremias 30:9|
ועבדו את יהוה אלהיהם ואת דוד מלכם אשׂר אקים להם
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10
|Jeremias 30:10|
ואתה אל תירא עבדי יעקב נאם יהוה ואל תחת ישׁראל כי הנני מושׂיעך מרחוק ואת זרעך מארץ שׂבים ושׂב יעקב ושׂקט ושׂאנן ואין מחריד
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Sugestões

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11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva