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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew Stuttgart Bible without vowels (OT) / Greek Textus Receptus (NT) -
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1
|Jeremias 8:1|
בעת ההיא נאם יהוה ויציאו את עצמות מלכי יהודה ואת עצמות שׁריו ואת עצמות הכהנים ואת עצמות הנביאים ואת עצמות יושׂבי ירושׂלם מקבריהם
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2
|Jeremias 8:2|
ושׂטחום לשׂמשׂ ולירח ולכל צבא השׂמים אשׂר אהבום ואשׂר עבדום ואשׂר הלכו אחריהם ואשׂר דרשׂום ואשׂר השׂתחוו להם לא יאספו ולא יקברו לדמן על פני האדמה יהיו
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3
|Jeremias 8:3|
ונבחר מות מחיים לכל השׂארית הנשׂארים מן המשׂפחה הרעה הזאת בכל המקמות הנשׂארים אשׂר הדחתים שׂם נאם יהוה צבאות
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4
|Jeremias 8:4|
ואמרת אליהם כה אמר יהוה היפלו ולא יקומו אם ישׂוב ולא ישׂוב
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5
|Jeremias 8:5|
מדוע שׂובבה העם הזה ירושׂלם משׂבה נצחת החזיקו בתרמית מאנו לשׂוב
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6
|Jeremias 8:6|
הקשׂבתי ואשׂמע לוא כן ידברו אין אישׂ נחם על רעתו לאמר מה עשׁיתי כלה שׂב במרצותם כסוס שׂוטף במלחמה
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7
|Jeremias 8:7|
גם חסידה בשׂמים ידעה מועדיה ותר וסוס ועגור שׂמרו את עת באנה ועמי לא ידעו את משׂפט יהוה
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8
|Jeremias 8:8|
איכה תאמרו חכמים אנחנו ותורת יהוה אתנו אכן הנה לשׂקר עשׁה עט שׂקר ספרים
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9
|Jeremias 8:9|
הבישׂו חכמים חתו וילכדו הנה בדבר יהוה מאסו וחכמת מה להם
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10
|Jeremias 8:10|
לכן אתן את נשׂיהם לאחרים שׁדותיהם ליורשׂים כי מקטן ועד גדול כלה בצע בצע מנביא ועד כהן כלה עשׁה שׂקר
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Sugestões

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17 de Dezembro LAB 717
TIAGO
Tiago
“A Epístola de Tiago é um dos livros que mais duramente teve que lutar para obter sua incorporação ao Novo Testamento. E ainda depois de ter chegado a ser considerada como parte da Escritura, foi mencionada com certa reserva e suspicácia. Até em época tão tardia como o século XVI Lutero de boa vontade a teria eliminado totalmente do Novo Testamento (William Barclay)”.
De acordo com o Comentário Bíblico Moody, o conteúdo de Tiago “é um pedido em prol do cristianismo vital. Herder captou o teor deste livro quando escreveu: ‘Que nobre é o homem que fala nesta Epístola! Que incansável paciência no sofrimento! Que grandeza na pobreza! Que alegria na tristeza! Simplicidade, sinceridade, confiança direta na oração! Como ele quer ação! Ação, não palavras . . . não uma fé morta!’ (citado por F.W. Farrar em The Early Days of Christianity, pág. 324).
“No verdadeiro espírito dá literatura da Sabedoria, Tiago maneja muitos e diferentes assuntos. Seus parágrafos curtos e abruptos já foram comparados a um colar de pérolas - cada um é uma entidade separada em si mesmo. Há algumas transições lógicas, mas em grande pane as transições são abruptas ou nem existem. Este fenômeno toma impossível um esboço no sentido usual. Aqui está, entretanto, uma lista dos assuntos tratados na ordem de sua ocorrência na epístola”.
“A epístola de Tiago é um dos escritos mais instrutivos do Novo Testamento. Dirigida principalmente contra os erros particulares da época, produzidos entre os cristãos judeus, não contém as mesmas declarações doutrinárias completas de outras epístolas, mas apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos os crentes. Aqui estão manifestas as principais verdades do cristianismo, e se considerada com atenção, demonstrará que coincidem inteiramente com as declarações de Paulo acerca da graça e da justificação, abundando ao mesmo tempo em sérias exortações à paciência da esperança e à obediência da fé e do amor, mescladas com advertências, repreensões e exortações conforme os assuntos tratados. As verdades aqui expostas são muito sérias, e é necessário que em todo o tempo se sustenham e se observem as regras para sua prática. Em Cristo não há ramos mortos ou sem seiva, e a fé não é uma graça ociosa; onde quer que esteja, produz fruto em obras (Mathew Henry)”.
O que surpreende em Tiago é que somente em duas ocasiões se menciona o nome de Jesus (1:1; 2:1); e também que nada se diz acerca da Sua vida, morte e ressurreição. No entanto, a fé do autor inspira todo o discurso e se faz manifesta nas referências ao “bom nome”. Suas expectativas fervorosas com respeito à igreja primitiva devem servir-nos de exemplo.
Valdeci Júnior
Fátima Silva