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      24 de Dezembro LAB 724

      CULTURA MUSICAL
      Apocalipse 07-09

      A leitura de hoje é toda recheada de louvores cantados a Deus, pelos seres humanos, mas, no Céu. Por enquanto, costumamos louvar a Deus, mas não ainda num contexto celeste. A música de adoração usada na igreja é uma questão de gosto, cultura e legenda. E a música do Céu.
      Quando perguntam-me: “qual é a melhor música para ser cantada na igreja?” costumo responder que a música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. “Tal cântico serve de instrumento de prestação de culto, de adoração?”. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, não é apropriada para a igreja. Mas isto não quer dizer que, se não serve para ser usada na igreja, então é pecaminosa. Porque em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela tranculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir musicas que se adéqüem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Precisamos musicar seguindo o conselho de Paulo em 1Tessalonicenses 5:51, analisando o contexto e as pessoas que participarão. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.
      Quase tudo que cantamos aqui, não servirá para ser cantado na eternidade. Mas até onde vai o equilíbrio de sermos cultos cidadãos da Terra e do Céu ao mesmo tempo? Se quisermos esquecer-nos das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo, devemos estabelecer como padrão, o alvo. Deus aprova nossos costumes uma vez que sigamos o conselho dado através de Paulo em Filipenses 4:8. Uma vez que observarmos os diferentes aspectos das canções que usamos, como ritmo, harmonia, melodia, instrumentos, maneira de interpretação, acordes, etc., e deixarmos que suas influências seculares sejam moldadas e substituídas pelas celestes, estaremos em conformidade com o padrão de 1Coríntios 10:31.
      Se a música espelha o padrão cultural, nossa expressão do Reino dos Céus através do canto se dará à proporção da adoção dos fatores culturais do Céu em nossa vida. Se não os temos, sejamos receptores da transculturação entre a nossa cultura e a do Céu ao selecionarmos músicas que consigam inserir em nós os seus atributos culturais.

      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 39
      • 1     |Jeremias 39:1| בשׂנה התשׂעית לצדקיהו מלך יהודה בחדשׂ העשׁרי בא נבוכדראצר מלך בבל וכל חילו אל ירושׂלם ויצרו עליה
                   
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      • 2     |Jeremias 39:2| בעשׂתי עשׁרה שׂנה לצדקיהו בחדשׂ הרביעי בתשׂעה לחדשׂ הבקעה העיר
                   
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      • 3     |Jeremias 39:3| ויבאו כל שׁרי מלך בבל וישׂבו בשׂער התוך נרגל שׁר אצר סמגר נבו שׁר סכים רב סריס נרגל שׁר אצר רב מג וכל שׂארית שׁרי מלך בבל
                   
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      • 4     |Jeremias 39:4| ויהי כאשׂר ראם צדקיהו מלך יהודה וכל אנשׂי המלחמה ויברחו ויצאו לילה מן העיר דרך גן המלך בשׂער בין החמתים ויצא דרך הערבה
                   
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      • 5     |Jeremias 39:5| וירדפו חיל כשׁדים אחריהם וישׁגו את צדקיהו בערבות ירחו ויקחו אתו ויעלהו אל נבוכדראצר מלך בבל רבלתה בארץ חמת וידבר אתו משׂפטים
                   
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      • 6     |Jeremias 39:6| וישׂחט מלך בבל את בני צדקיהו ברבלה לעיניו ואת כל חרי יהודה שׂחט מלך בבל
                   
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      • 7     |Jeremias 39:7| ואת עיני צדקיהו עור ויאסרהו בנחשׂתים לביא אתו בבלה
                   
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      • 8     |Jeremias 39:8| ואת בית המלך ואת בית העם שׁרפו הכשׁדים באשׂ ואת חמות ירושׂלם נתצו
                   
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      • 9     |Jeremias 39:9| ואת יתר העם הנשׂארים בעיר ואת הנפלים אשׂר נפלו עליו ואת יתר העם הנשׂארים הגלה נבוזר אדן רב טבחים בבל
                   
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      • 10     |Jeremias 39:10| ומן העם הדלים אשׂר אין להם מאומה השׂאיר נבוזראדן רב טבחים בארץ יהודה ויתן להם כרמים ויגבים ביום ההוא
                   
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