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      18 de julho LAB 565

      COMO ENTENDER ECLESIASTES?
      Eclesiastes 01-04

      Hoje, quero apresentar uma explicação de James W. Zackrison (CPB, LES, jan-mar 2007, 2) sobre como entendermos o livro de Eclesiastes.
      Esse teólogo explica que, ao contrário de outros livros da Bíblia, que frequentemente começam com uma forte afirmação sobre Deus, Eclesiastes começa com um grito sobre a falta de sentido para a vida. “Vaidade de vaidades, tudo é vaidade”. Essa introdução se parece mais com os modernos escritores seculares que com um profeta de Yahweh. Não obstante, como cristãos, cremos que Eclesiastes foi colocado no cânon das Escrituras porque Deus tem nele uma mensagem para nós.
      Muitos estudiosos afirmam que o autor não foi o rei Salomão. Mas mantemos a posição de que Salomão foi o escritor fundamentados na tradição cristã e judaica e nas evidências internas do livro. Ao nos dedicarmos ao estudo deste livro, alguns simples princípios de interpretação nos serão de muita ajuda.
      Para começar, Salomão estava escrevendo no fim de uma vida cheia de amargura e ira contra si mesmo por sua apostasia. O que é singular nesse livro é que, em alguns lugares, Salomão escreveu sob a perspectiva de alguém alienado de Deus. Como alguns autores modernos, ele nos dá pensamentos que saem diretamente de sua cabeça. Vemos o mundo como aparece através desses olhos.
      Essas porções de Eclesiastes que mencionam a experiência e o raciocínio dos anos de apostasia [de Salomão] não devem ser considerados como se representassem a mente e a vontade do Espírito. Não obstante, são um registro inspirado do que ele realmente pensava e fazia naquele tempo, e esse registro constitui uma grave advertência contra o tipo errado de pensamento e ação. Passagens como essas não devem ser tiradas de seu contexto e usadas para ensinar alguma suposta verdade que a Inspiração nunca pretendeu que ensinassem.
      Finalmente, é esta a mensagem desse livro: Deus nos mostra como a vida é cruel e vazia quando Ele não está presente. E esse é o livro que começaremos a ler hoje: Eclesiastes, capítulos 1-4, onde o autor inicia, melancolicamente, tecendo um texto reflexivo de que, para ele, nada tem sentido, chegando a dizer que nem os prazeres, nem a própria sabedoria têm sentido. O sabor dessa melancolia é tão grande que Salomão chega a comparar a sabedoria com a insensatez. Para ele, até mesmo o trabalho árduo é inútil. Ele não poupa o leitor de conhecer as injustiças e os absurdos da vida. “Bem vindos ao mundo real”, seria o slogan.
      Mas como de qualquer caos é possível sacar um proveito, o capítulo três nos ensina a sabermos aproveitar bem o nosso tempo.
      Eu também digo: lendo a Bíblia.


      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      •   King James Version with Strongs

      • Capítulo 1
      • 1     |Tito 1:1| Paul, G3972 a servant G1401 of God, G2316 and G1161 an apostle G652 of Jesus G2424 Christ, G5547 according to G2596 the faith G4102 of God's G2316 elect, G1588 and G2532 the acknowledging G1922 of the truth G225 which G3588 is after G2596 godliness; G2150
                   
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      • 2     |Tito 1:2| In G1909 hope G1680 of eternal G166 life, G2222 which G3739 God, G2316 that cannot lie, G893 promised G1861 before G4253 the world G166 began; G5550
                   
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      • 3     |Tito 1:3| But G1161 hath G5319 in due G2398 times G2540 manifested G5319 his G846 word G3056 through G1722 preaching, G2782 which G3739 is committed G4100 unto me G1473 according to G2596 the commandment G2003 of God G2316 our G2257 Saviour; G4990
                   
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      • 4     |Tito 1:4| To Titus, G5103 mine own G1103 son G5043 after G2596 the common G2839 faith: G4102 Grace, G5485 mercy, G1656 and peace, G1515 from G575 God G2316 the Father G3962 and G2532 the Lord G2962 Jesus G2424 Christ G5547 our G2257 Saviour. G4990
                   
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      • 5     |Tito 1:5| For this G5127 cause G5484 left I G2641 thee G4571 in G1722 Crete, G2914 that G2443 thou shouldest set in order G1930 the things that are wanting, G3007 and G2532 ordain G2525 elders G4245 in every G2596 city, G4172 as G5613 I G1473 had appointed G1299 thee: G4671
                   
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      • 6     |Tito 1:6| If any G1536 be G2076 blameless, G410 the husband G435 of one G3391 wife, G1135 having G2192 faithful G4103 children G5043 not G3361 accused G2724 of G1722 riot G810 or G2228 unruly. G506
                   
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      • 7     |Tito 1:7| For G1063 a bishop G1985 must G1163 be G1511 blameless, G410 as G5613 the steward G3623 of God; G2316 not G3361 selfwilled, G829 not G3361 soon angry, G3711 not G3361 given to wine, G3943 no G3361 striker, G4131 not G3361 given to filthy lucre; G146
                   
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      • 8     |Tito 1:8| But G235 a lover of hospitality, G5382 a lover of good men, G5358 sober, G4998 just, G1342 holy, G3741 temperate; G1468
                   
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      • 9     |Tito 1:9| Holding fast G472 the faithful G4103 word G3056 as G2596 he hath been taught, G1322 that G2443 he may be G5600 able G1415 by G1722 sound G5198 doctrine G1319 both G2532 to exhort G3870 and G2532 to convince G1651 the gainsayers. G483
                   
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      • 10     |Tito 1:10| For G1063 there are G1526 many G4183 unruly G506 and G2532 vain talkers G3151 and G2532 deceivers, G5423 specially G3122 they of G1537 the circumcision: G4061
                   
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