-
-
King James Version with Strongs -
-
1
|Rute 3:1|
Then Naomi H5281 her mother in law H2545 said H559 unto her, My daughter, H1323 shall I not seek H1245 rest H4494 for thee, that it may be well H3190 with thee?
-
2
|Rute 3:2|
And now is not Boaz H1162 of our kindred, H4130 with whose maidens H5291 thou wast? Behold, he winnoweth H2219 barley H8184 to night H3915 in the threshingfloor. H1637
-
3
|Rute 3:3|
Wash H7364 thyself therefore, and anoint H5480 thee, and put H7760 thy raiment H8071 upon thee, and get thee down H3381 to the floor: H1637 but make not thyself known H3045 unto the man, H376 until he shall have done H3615 eating H398 and drinking. H8354
-
4
|Rute 3:4|
And it shall be, when he lieth down, H7901 that thou shalt mark H3045 the place H4725 where he shall lie, H7901 and thou shalt go in, H935 and uncover H1540 his feet, H4772 and lay thee down; H7901 and he will tell H5046 thee what thou shalt do. H6213
-
6
|Rute 3:6|
And she went down H3381 unto the floor, H1637 and did H6213 according to all that her mother in law H2545 bade H6680 her.
-
7
|Rute 3:7|
And when Boaz H1162 had eaten H398 and drunk, H8354 and his heart H3820 was merry, H3190 he went H935 to lie down H7901 at the end H7097 of the heap of corn: H6194 and she came H935 softly, H3909 and uncovered H1540 his feet, H4772 and laid her down. H7901
-
8
|Rute 3:8|
And it came to pass at midnight, H3915 H2677 that the man H376 was afraid, H2729 and turned H3943 himself: and, behold, a woman H802 lay H7901 at his feet. H4772
-
9
|Rute 3:9|
And he said, H559 Who art thou? And she answered, H559 I am Ruth H7327 thine handmaid: H519 spread H6566 therefore thy skirt H3671 over thine handmaid; H519 for thou art a near kinsman. H1350
-
10
|Rute 3:10|
And he said, H559 Blessed H1288 be thou of the LORD, H3068 my daughter: H1323 for thou hast shewed H3190 more kindness H2617 in the latter end H314 than at the beginning, H7223 inasmuch as thou followedst H3212 H310 not H1115 young men, H970 whether poor H1800 or rich. H6223
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 1-3
11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva