-
Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
-
King James Version with Strongs -
-
1
|Eclesiastes 10:1|
Dead H4194 flies H2070 cause the ointment H8081 of the apothecary H7543 to send forth H5042 a stinking savour: H887 so doth a little H4592 folly H5531 him that is in reputation H3368 for wisdom H2451 and honour. H3519
-
2
|Eclesiastes 10:2|
A wise man's H2450 heart H3820 is at his right hand; H3225 but a fool's H3684 heart H3820 at his left. H8040
-
3
|Eclesiastes 10:3|
Yea also, when he that is a fool H5530 walketh H1980 by the way, H1870 his wisdom H3820 faileth H2638 him, and he saith H559 to every one that he is a fool. H5530
-
4
|Eclesiastes 10:4|
If the spirit H7307 of the ruler H4910 rise up H5927 against thee, leave H3240 not thy place; H4725 for yielding H4832 pacifieth H3240 great H1419 offences. H2399
-
5
|Eclesiastes 10:5|
There is H3426 an evil H7451 which I have seen H7200 under the sun, H8121 as an error H7684 which proceedeth H3318 from H6440 the ruler: H7989
-
6
|Eclesiastes 10:6|
Folly H5529 is set H5414 in great H7227 dignity, H4791 and the rich H6223 sit H3427 in low place. H8216
-
7
|Eclesiastes 10:7|
I have seen H7200 servants H5650 upon horses, H5483 and princes H8269 walking H1980 as servants H5650 upon the earth. H776
-
8
|Eclesiastes 10:8|
He that diggeth H2658 a pit H1475 shall fall H5307 into it; and whoso breaketh H6555 an hedge, H1447 a serpent H5175 shall bite H5391 him.
-
9
|Eclesiastes 10:9|
Whoso removeth H5265 stones H68 shall be hurt H6087 therewith; and he that cleaveth H1234 wood H6086 shall be endangered H5533 thereby.
-
10
|Eclesiastes 10:10|
If the iron H1270 be blunt, H6949 and he do not whet H7043 the edge, H6440 then must he put H1396 to more strength: H2428 but wisdom H2451 is profitable H3504 to direct. H3787
-
-
Sugestões

Clique para ler 1 CorÃntios 11-13
23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva