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King James Version with Strongs
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|Esdras 2:1|
Now these are the children H1121 of the province H4082 that went up H5927 out of the captivity, H7628 of those which had been carried away, H1473 whom Nebuchadnezzar H5019 the king H4428 of Babylon H894 had carried away H1540 unto Babylon, H894 and came again H7725 unto Jerusalem H3389 and Judah, H3063 every one H376 unto his city; H5892
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|Esdras 2:2|
Which came H935 with Zerubbabel: H2216 Jeshua, H3442 Nehemiah, H5166 Seraiah, H8304 Reelaiah, H7480 Mordecai, H4782 Bilshan, H1114 Mispar, H4558 Bigvai, H902 Rehum, H7348 Baanah. H1196 The number H4557 of the men H582 of the people H5971 of Israel: H3478
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3
|Esdras 2:3|
The children H1121 of Parosh, H6551 two thousand H505 an hundred H3967 seventy H7657 and two. H8147
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|Esdras 2:4|
The children H1121 of Shephatiah, H8203 three H7969 hundred H3967 seventy H7657 and two. H8147
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5
|Esdras 2:5|
The children H1121 of Arah, H733 seven H7651 hundred H3967 seventy H7657 and five. H2568
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|Esdras 2:6|
The children H1121 of Pahathmoab, H6355 of the children H1121 of Jeshua H3442 and Joab, H3097 two thousand H505 eight H8083 hundred H3967 and twelve. H6240 H8147
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7
|Esdras 2:7|
The children H1121 of Elam, H5867 a thousand H505 two hundred H3967 fifty H2572 and four. H702
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8
|Esdras 2:8|
The children H1121 of Zattu, H2240 nine H8672 hundred H3967 forty H705 and five. H2568
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10
|Esdras 2:10|
The children H1121 of Bani, H1137 six H8337 hundred H3967 forty H705 and two. H8147
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Sugestões
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21 de fevereiro LAB 418
EM VIGOR
Números 28-30
A leitura de hoje trata do mesmo assunto do inÃcio ao fim: as ofertas. Naquele tempo, o tipo de ofertas era bem diferente, mas é importante entendermos os princÃpios que estão por trás do ato de ofertar atualmente.
A palavra oferta é traduzida como o ato de trazer alguma coisa como oferenda ao Senhor. Nos tempos bÃblicos existiam dois tipos de ofertas:
1º) Ofertas prescritas por lei – eram aquelas que os judeus traziam regularmente para o Senhor, tais como a oferta do holocausto, de manjares, oferta pacÃfica, pelo pecado e pela culpa. É claro que a prática delas não está ordenada para nós, cristãos, no sentido da apresentação literal delas. Mas o significado espiritual ainda é válido, porque quando ofertamos ao Senhor, fazemos isso na convicção de que todas essas bênçãos, que são a paz, comunhão com Deus, ausência de sentimento de culpa, purificação e vida abundante, são realidades presentes em nossas vidas. E é aà que se encaixa o outro tipo de ofertas.
2º) Ofertas voluntárias – eram apresentadas como uma expressão de gratidão a Deus. O povo era convidado a ofertar voluntariamente. Quando se empenharam na construção do tabernáculo no Monte Sinai, trouxeram liberalmente as ofertas com todos os materiais necessários para aquela obra. O povo contribuiu com tanta abundância, que Moisés chegou a pedir que parassem de trazê-las. Em uma reforma espiritual e religiosa promovida pelo sumo sacerdote Joiada, o povo ofertou para custear os reparos que precisavam ser feitos no templo. Todos contribuÃram generosamente, semelhante ao que aconteceu no reinado de Ezequias.
No Novo Testamento, também há várias referências à s ofertas. Muitas delas estão relacionadas ao próprio ministério de Jesus. Lembra da história da viúva pobre que ofertou tudo que tinha? Ela foi louvada pelo Senhor por causa disso. Teve também a mulher do vaso de alabastro, que derramou o unguento carÃssimo nos pés de Cristo. Ela foi criticada por algumas pessoas, mas Jesus valorizou o ato de fé que ela demonstrou.
Mas, com certeza, o maior exemplo de ofertas voluntárias que temos no Novo Testamento está nos atos da Igreja Primitiva. Vemos que os crentes chegaram a vender as propriedades para depositar o dinheiro ao apostolado. Eles ofertavam de um jeito que não mediam esforços. As igrejas da Macedônia, por exemplo, contribuÃam com alegria, até quando eles estavam passando pelas necessidades da pobreza, dando acima do que podiam para poder aumentar a oferta de socorro aos cristãos da Judéia.
Esses exemplos bÃblicos são para nós. Devemos ter a mesma atitude e voluntariedade para com a manutenção da Obra de Deus. O ato de ofertar é uma prática que ainda deve continuar em vigor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva