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King James Version with Strongs
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|Esdras 2:1|
Now these are the children H1121 of the province H4082 that went up H5927 out of the captivity, H7628 of those which had been carried away, H1473 whom Nebuchadnezzar H5019 the king H4428 of Babylon H894 had carried away H1540 unto Babylon, H894 and came again H7725 unto Jerusalem H3389 and Judah, H3063 every one H376 unto his city; H5892
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|Esdras 2:2|
Which came H935 with Zerubbabel: H2216 Jeshua, H3442 Nehemiah, H5166 Seraiah, H8304 Reelaiah, H7480 Mordecai, H4782 Bilshan, H1114 Mispar, H4558 Bigvai, H902 Rehum, H7348 Baanah. H1196 The number H4557 of the men H582 of the people H5971 of Israel: H3478
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|Esdras 2:3|
The children H1121 of Parosh, H6551 two thousand H505 an hundred H3967 seventy H7657 and two. H8147
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|Esdras 2:4|
The children H1121 of Shephatiah, H8203 three H7969 hundred H3967 seventy H7657 and two. H8147
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5
|Esdras 2:5|
The children H1121 of Arah, H733 seven H7651 hundred H3967 seventy H7657 and five. H2568
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|Esdras 2:6|
The children H1121 of Pahathmoab, H6355 of the children H1121 of Jeshua H3442 and Joab, H3097 two thousand H505 eight H8083 hundred H3967 and twelve. H6240 H8147
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7
|Esdras 2:7|
The children H1121 of Elam, H5867 a thousand H505 two hundred H3967 fifty H2572 and four. H702
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8
|Esdras 2:8|
The children H1121 of Zattu, H2240 nine H8672 hundred H3967 forty H705 and five. H2568
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10
|Esdras 2:10|
The children H1121 of Bani, H1137 six H8337 hundred H3967 forty H705 and two. H8147
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Sugestões
Clique para ler Isaías 27-29
30 de julho LAB 577
BLÁ-BLÁ-BLÁ
Isaías 27-29
“Porque é mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.” Você já usou esse verso para ensinar sobre algum método de como devemos estudar a Bíblia? Sim? Então, peça perdão a Deus, porque torceu o sentido do texto bíblico. Estou falando isso, porque tem gente que pega Isaías 28:10 para argumentar que a Bíblia está mandando estudar o texto sagrado de forma salpicada, pegando um pedacinho em cada canto para defender uma ideia. Mas, se fosse assim, onde estaria o valor do estudo textual da Palavra de Deus?
É claro que o estudo sistemático da Bíblia é muito importante e que, para estudá-la por assunto, é preciso vasculhá-la para juntar tudo o que ela diz. Mas, por favor, ninguém precisa usar Isaías 28:10 para defender isso. Não precisamos pôr na boca do profeta o que ele não disse. É só lermos o capítulo inteiro, olharmos os versos que vêm antes e depois e veremos que o sentido do texto é exatamente o contrário, uma zombaria.
Como assim? Explico: na realidade, no original hebraico, o que temos são algumas palavras que praticamente não dá para traduzir. É uma verdadeira onomatopéia que, para nós que falamos português, não passa de sons sem sentido: “sav lasav sav lasav / kav lakav kav lakav.” Isso era uma imitação zombadora das palavras do profeta Isaías.
Naquela época, os líderes religiosos não faziam seu trabalho. Viviam bêbados. Nesse caso, o significado de “bêbado” pode, também, indicar cegueira espiritual. Quando Isaías chegou trazendo a mensagem do Senhor, eles começaram a caçoar dele: “O que esse profetinha aí está falando pra lá e pra cá? Um monte de asneira?” Esse é o sentido de Isaías 28:10, uma zombaria que estavam fazendo com a pregação de Isaías.
Inclusive, a ferramenta de Estudo Bíblico Strong deixa claro que isso foi usado em zombaria para arremedar as palavras de Isaías, e não pode, jamais, ser usado como um mandamento divino verdadeiro. Para mim, a melhor tradução dessa imitação onomatopaica das palavras de Isaías (na cabeça deles) seria: “beabá, blá-blá-blá, beabá, blá-blá-blá para todo lado.”
Ou seja, a simplicidade da amorosa mensagem divina estava desprezada. Os bêbados de Judá compararam a mensagem de Isaías como conversa para crianças. A Bíblia na Linguagem de Hoje, que em muitos pontos é uma das Bíblias mais teológicas que temos, traduz o verso com muita alegria, quando diz: “Ele está pensando que nós somos crianças e quer nos ensinar o beabá.” Essa era a triste conclusão dos amigos ouvintes do pregador Isaías que, infelizmente, iriam colher consequências amargas por causa desse desprezo para com as profecias.
Não despreze-as, você também!
Valdeci Júnior
Fátima Silva