-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
King James Version with Strongs
-
-
1
|Êxodo 2:1|
And there went H3212 a man H376 of the house H1004 of Levi, H3878 and took H3947 to wife a daughter H1323 of Levi. H3878
-
2
|Êxodo 2:2|
And the woman H802 conceived, H2029 and bare H3205 a son: H1121 and when she saw H7200 him that he was a goodly H2896 child, she hid H6845 him three H7969 months. H3391
-
3
|Êxodo 2:3|
And when she could H3201 not longer H5750 hide H6845 him, she took H3947 for him an ark H8392 of bulrushes, H1573 and daubed H2560 it with slime H2564 and with pitch, H2203 and put H7760 the child H3206 therein; and she laid H7760 it in the flags H5488 by the river's H2975 brink. H8193
-
4
|Êxodo 2:4|
And his sister H269 stood H3320 afar off, H7350 to wit H3045 what would be done H6213 to him.
-
5
|Êxodo 2:5|
And the daughter H1323 of Pharaoh H6547 came down H3381 to wash H7364 herself at the river; H2975 and her maidens H5291 walked H1980 along by the river's H2975 side; H3027 and when she saw H7200 the ark H8392 among H8432 the flags, H5488 she sent H7971 her maid H519 to fetch H3947 it.
-
6
|Êxodo 2:6|
And when she had opened H6605 it, she saw H7200 the child: H3206 and, behold, the babe H5288 wept. H1058 And she had compassion H2550 on him, and said, H559 This is one of the Hebrews' H5680 children. H3206
-
7
|Êxodo 2:7|
Then said H559 his sister H269 to Pharaoh's H6547 daughter, H1323 Shall I go H3212 and call H7121 to thee a nurse H3243 of the Hebrew H5680 women, H802 that she may nurse H3243 the child H3206 for thee?
-
8
|Êxodo 2:8|
And Pharaoh's H6547 daughter H1323 said H559 to her, Go. H3212 And the maid H5959 went H3212 and called H7121 the child's H3206 mother. H517
-
9
|Êxodo 2:9|
And Pharaoh's H6547 daughter H1323 said H559 unto her, Take H3212 this child H3206 away, H3212 and nurse H3243 it for me, and I will give H5414 thee thy wages. H7939 And the woman H802 took H3947 the child, H3206 and nursed H5134 it.
-
10
|Êxodo 2:10|
And the child H3206 grew, H1431 and she brought H935 him unto Pharaoh's H6547 daughter, H1323 and he became her son. H1121 And she called H7121 his name H8034 Moses: H4872 and she said, H559 Because I drew H4871 him out of the water. H4325
-
-
Sugestões
Clique para ler Salmos 106-110
03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva