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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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King James Version with Strongs
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|Marcos 15:1|
And G2532 straightway G2112 in G1909 the morning G4404 the chief priests G749 held G4160 a consultation G4824 with G3326 the elders G4245 and G2532 scribes G1122 and G2532 the whole G3650 council, G4892 and bound G1210 Jesus, G2424 and carried him away, G667 and G2532 delivered G3860 him to Pilate. G4091
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|Marcos 15:2|
And G2532 Pilate G4091 asked G1905 him, G846 Art G1488 thou G4771 the King G935 of the Jews? G2453 And G1161 he answering G611 said G2036 unto him, G846 Thou G4771 sayest G3004 it.
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|Marcos 15:3|
And G2532 the chief priests G749 accused G2723 him G846 of many things: G4183 but G1161 he G846 answered G611 nothing. G3762
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|Marcos 15:4|
And G1161 Pilate G4091 asked G1905 him G846 again, G3825 saying, G3004 Answerest thou G611 nothing? G3762 G3756 behold G2396 how many things G4214 they witness G2649 against thee. G4675
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|Marcos 15:5|
But G1161 Jesus G2424 yet G3765 answered G611 nothing; G3762 so G5620 that Pilate G4091 marvelled. G2296
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|Marcos 15:6|
Now G1161 at G2596 that feast G1859 he released G630 unto them G846 one G1520 prisoner, G1198 whomsoever G3746 they desired. G154
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|Marcos 15:7|
And G1161 there was G2258 one named G3004 Barabbas, G912 which lay bound G1210 with G3326 them that had made insurrection with him, G4955 who G3748 had committed G4160 murder G5408 in G1722 the insurrection. G4714
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8
|Marcos 15:8|
And G2532 the multitude G3793 crying aloud G310 began G756 to desire G154 him to do as G2531 he had ever G104 done G4160 unto them. G846
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|Marcos 15:9|
But G1161 Pilate G4091 answered G611 them, G846 saying, G3004 Will ye G2309 that I release G630 unto you G5213 the King G935 of the Jews? G2453
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10
|Marcos 15:10|
For G1063 he knew G1097 that G3754 the chief priests G749 had delivered G3860 him G846 for G1223 envy. G5355
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Sugestões
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21 de fevereiro LAB 418
EM VIGOR
Números 28-30
A leitura de hoje trata do mesmo assunto do inÃcio ao fim: as ofertas. Naquele tempo, o tipo de ofertas era bem diferente, mas é importante entendermos os princÃpios que estão por trás do ato de ofertar atualmente.
A palavra oferta é traduzida como o ato de trazer alguma coisa como oferenda ao Senhor. Nos tempos bÃblicos existiam dois tipos de ofertas:
1º) Ofertas prescritas por lei – eram aquelas que os judeus traziam regularmente para o Senhor, tais como a oferta do holocausto, de manjares, oferta pacÃfica, pelo pecado e pela culpa. É claro que a prática delas não está ordenada para nós, cristãos, no sentido da apresentação literal delas. Mas o significado espiritual ainda é válido, porque quando ofertamos ao Senhor, fazemos isso na convicção de que todas essas bênçãos, que são a paz, comunhão com Deus, ausência de sentimento de culpa, purificação e vida abundante, são realidades presentes em nossas vidas. E é aà que se encaixa o outro tipo de ofertas.
2º) Ofertas voluntárias – eram apresentadas como uma expressão de gratidão a Deus. O povo era convidado a ofertar voluntariamente. Quando se empenharam na construção do tabernáculo no Monte Sinai, trouxeram liberalmente as ofertas com todos os materiais necessários para aquela obra. O povo contribuiu com tanta abundância, que Moisés chegou a pedir que parassem de trazê-las. Em uma reforma espiritual e religiosa promovida pelo sumo sacerdote Joiada, o povo ofertou para custear os reparos que precisavam ser feitos no templo. Todos contribuÃram generosamente, semelhante ao que aconteceu no reinado de Ezequias.
No Novo Testamento, também há várias referências à s ofertas. Muitas delas estão relacionadas ao próprio ministério de Jesus. Lembra da história da viúva pobre que ofertou tudo que tinha? Ela foi louvada pelo Senhor por causa disso. Teve também a mulher do vaso de alabastro, que derramou o unguento carÃssimo nos pés de Cristo. Ela foi criticada por algumas pessoas, mas Jesus valorizou o ato de fé que ela demonstrou.
Mas, com certeza, o maior exemplo de ofertas voluntárias que temos no Novo Testamento está nos atos da Igreja Primitiva. Vemos que os crentes chegaram a vender as propriedades para depositar o dinheiro ao apostolado. Eles ofertavam de um jeito que não mediam esforços. As igrejas da Macedônia, por exemplo, contribuÃam com alegria, até quando eles estavam passando pelas necessidades da pobreza, dando acima do que podiam para poder aumentar a oferta de socorro aos cristãos da Judéia.
Esses exemplos bÃblicos são para nós. Devemos ter a mesma atitude e voluntariedade para com a manutenção da Obra de Deus. O ato de ofertar é uma prática que ainda deve continuar em vigor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva