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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jó 1:1|
'iysh hâyâh bhe'erets-`uts 'iyyobh shemo vehâyâh hâ'iysh hahu'tom veyâshâr viyrê' 'elohiym vesâr mêrâ`
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2
|Jó 1:2|
vayyivvâldhu lo shibh`âhbhâniym veshâlosh bânoth
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3
|Jó 1:3|
vayhiy miqnêhu shibh`ath 'alphêy-tso'n ushelosheth'alphêy ghemalliym vachamêsh mê'oth tsemedh-bâqâr vachamêsh mê'oth'athonoth va`abhuddâh rabbâh me'odh vayhiy hâ'iysh hahu' gâdholmikkol-benêy-qedhem
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4
|Jó 1:4|
vehâlkhu bhânâyv ve`âsu mishteh bêyth 'iyshyomo veshâlchu veqâr'u lishlosheth 'achyothêyhem ['achyothêyhem] le'ekholvelishtoth `immâhem
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5
|Jó 1:5|
vayhiy kiy hiqqiyphu yemêy hammishtehvayyishlach 'iyyobh vayqaddeshêm vehishkiym babboqer vehe`elâh `olothmispar kullâm kiy 'âmar 'iyyobh 'ulay châth'u bhânay ubhêrakhu'elohiym bilbhâbhâm kâkhâh ya`aseh 'iyyobh kol-hayyâmiym ph
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6
|Jó 1:6|
vayhiy hayyom vayyâbho'u benêy hâ'elohiym lehithyatsêbh `al-Adonay vayyâbho' gham-hasâthân bethokhâm
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7
|Jó 1:7|
vayyo'merAdonay 'el-hasâthân mê'ayin tâbho' vayya`an hasâthân 'eth-Adonay vayyo'mar mishuth bâ'ârets umêhithhallêkh bâh
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8
|Jó 1:8|
vayyo'mer Adonay 'el-hasâthân hasamtâ libbekha `al-`abhdiy'iyyobh kiy 'êyn kâmohu bâ'ârets 'iysh tom veyâshâr yerê' 'elohiymvesâr mêrâ`
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9
|Jó 1:9|
vayya`an hasâthân 'eth-Adonay vayyo'mar.hachinnâm yârê' 'iyyobh 'elohiym
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10
|Jó 1:10|
halo'-'at ['attâh] sakhtâ bha`adhoubhe`adh-bêytho ubhe`adh kol-'asher-lo missâbhiybh ma`asêh yâdhâyvbêrakhtâ umiqnêhu pârats bâ'ârets
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva