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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|2 Samuel 1:1|
vayhiy 'acharêy moth shâ'ul vedhâvidh shâbh mêhakkoth 'eth-hâ`amâlêq vayyêshebh dâvidh betsiqlâgh yâmiym shenâyim
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2
|2 Samuel 1:2|
vayhiybayyom hasheliyshiy vehinnêh 'iysh bâ' min-hammachaneh mê`imshâ'ul ubheghâdhâyv qeru`iym va'adhâmâh `al-ro'sho vayhiy bebho'o 'el-dâvidh vayyippol 'artsâh vayyishtâchu
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3
|2 Samuel 1:3|
vayyo'mer lo dâvidh 'êymizzeh tâbho' vayyo'mer 'êlâyv mimmachanêh yisrâ'êl nimlâthetiy.
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4
|2 Samuel 1:4|
vayyo'mer 'êlâyv dâvidh meh-hâyâh haddâbhâr haggedh-nâ' liyvayyo'mer 'asher-nâs hâ`âm min-hammilchâmâh vegham-harbêhnâphal min-hâ`âm vayyâmuthu vegham shâ'ul viyhonâthân beno mêthu
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5
|2 Samuel 1:5|
vayyo'mer dâvidh 'el-hanna`ar hammaggiydh lo 'êykh yâdha`tâkiy-mêth shâ'ul viyhonâthân beno
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6
|2 Samuel 1:6|
vayyo'mer hanna`ar hammaggiydhlo niqro' niqrêythiy behar haggilboa` vehinnêh shâ'ul nish`ân `al-chaniytho vehinnêh hârekhebh ubha`alêy happârâshiym hidhbiquhu
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7
|2 Samuel 1:7|
vayyiphen 'acharâyv vayyir'êniy vayyiqrâ' 'êlây vâ'omar hinnêniy
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8
|2 Samuel 1:8|
vayyo'mer liy miy-'âttâh vayyo'mer [vâ]['omar] 'êlâyv`amâlêqiy 'ânokhiy
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9
|2 Samuel 1:9|
vayyo'mer 'êlay `amâdh-nâ' `âlay umothethêniykiy 'achâzaniy hashâbhâts kiy-khâl-`odh naphshiy biy
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10
|2 Samuel 1:10|
vâ'e`emodh `âlâyvva'amothethêhu kiy yâdha`tiy kiy lo' yichyeh 'acharêy niphlo vâ'eqqachhannêzer 'asher `al-ro'sho ve'ets`âdhâh 'asher `al-zero`o vâ'abhiy'êm'el-'adhoniy hênnâh
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Sugestões
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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva