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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|2 Samuel 10:1|
vayhiy 'acharêy-khên vayyâmâth melekh benêy `ammonvayyimlokh chânun beno tachtâyv
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2
|2 Samuel 10:2|
vayyo'mer dâvidh 'e`eseh-chesedh`im-chânun ben-nâchâsh ka'asher `âsâh 'âbhiyv `immâdhiy chesedhvayyishlach dâvidh lenachamo beyadh-`abhâdhâyv 'el-'âbhiyv vayyâbho'u`abhdhêy dhâvidh 'erets benêy `ammon
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3
|2 Samuel 10:3|
vayyo'mru sârêybhenêy-`ammon 'el-chânun 'adhonêyhem hamkhabbêdh dâvidh'eth-'âbhiykha be`êyneykha kiy-shâlach lekha menachamiym halo' ba`abhurchaqor 'eth-hâ`iyr uleraggelâh ulehâphekhâh shâlach dâvidh 'eth-`abhâdhâyv'êleykha
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4
|2 Samuel 10:4|
vayyiqqach chânun 'eth-`abhdhêy dhâvidh vayghallach 'eth-chatsiyzeqânâm vayyikhroth 'eth-madhvêyhem bachêtsiy `adh shethothêyhemvayshallechêm
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5
|2 Samuel 10:5|
vayyaggidhu ledhâvidh vayyishlach liqrâ'thâm kiy-hâyuhâ'anâshiym nikhlâmiym me'odh vayyo'mer hammelekh shebhu bhiyrêcho`adh-yetsammach zeqankhem veshabhtem
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6
|2 Samuel 10:6|
vayyir'u benêy `ammon kiynibh'ashu bedhâvidh vayyishlechu bhenêy-`ammon vayyiskeru 'eth-'arambêyth-rechobh ve'eth-'aram tsobhâ' `esriym 'eleph raghliy ve'eth-melekhma`akhâh 'eleph 'iysh ve'iysh thobh shenêym-`âsâr 'eleph 'iysh
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7
|2 Samuel 10:7|
vayyishma`.dâvidh vayyishlach 'eth-yo'âbh ve'êth kol-hatsâbhâ' haggibboriym
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8
|2 Samuel 10:8|
vayyêtse'u benêy `ammon vayya`arkhu milchâmâh pethach hashâ`arva'aram tsobhâ' urechobh ve'iysh-thobh uma`akhâh lebhaddâm basâdheh
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9
|2 Samuel 10:9|
vayyar' yo'âbh kiy-hâythâh 'êlâyv penêy hammilchâmâh mippâniymumê'âchor vayyibhchar mikkol bechurêy beyisrâ'êl [yisrâ'êl]vayya`arokh liqra'th 'arâm
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10
|2 Samuel 10:10|
ve'êth yether hâ`âm nâthan beyadh 'abhshay'âchiyv vayya`arokh liqra'th benêy `ammon
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva