-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|2 Samuel 16:1|
vedhâvidh `âbhar me`ath mêhâro'sh vehinnêh tsiybhâ' na`armephiy-bhosheth liqrâ'tho vetsemedh chamoriym chabhushiym va`alêyhem.mâ'thayim lechem umê'âh tsimmuqiym umê'âh qayits venêbhel yâyin
-
2
|2 Samuel 16:2|
vayyo'mer hammelekh 'el-tsiybhâ' mâh-'êlleh lâkh vayyo'mertsiybhâ' hachamoriym lebhêyth-hammelekh lirkobh velehallechem[v][ha][lechem] vehaqqayits le'ekhol hanne`âriym vehayyayin lishtothhayyâ`êph bammidhbâr
-
3
|2 Samuel 16:3|
vayyo'mer hammelekh ve'ayyêhben-'adhoneykha vayyo'mer tsiybhâ' 'el-hammelekh hinnêh yoshêbhbiyrushâlaim kiy 'âmar hayyom yâshiybhu liy bêyth yisrâ'êl 'êthmamlekhuth 'âbhiy
-
4
|2 Samuel 16:4|
vayyo'mer hammelekh letsibhâ' hinnêh lekha kol'asher limphiy-bhosheth vayyo'mer tsiybhâ' hishtachavêythiy 'emtsâ'-chênbe`êyneykha 'adhoniy hammelekh
-
5
|2 Samuel 16:5|
ubhâ' hammelekh dâvidh `adh-bachuriym vehinnêh mishâm 'iysh yotsê' mimmishpachath bêyth-shâ'ulushemo shim`iy bhen-gêrâ' yotsê' yâtso' umeqallêl
-
6
|2 Samuel 16:6|
vaysaqqêlbâ'abhâniym 'eth-dâvidh ve'eth-kâl-`abhdhêy hammelekh dâvidh vekhol-hâ`âm vekhol-haggibboriym miymiyno umisemo'lo
-
7
|2 Samuel 16:7|
vekhoh-'âmarshim`iy beqalelo tsê' tsê' 'iysh haddâmiym ve'iysh habbeliyyâ`al
-
8
|2 Samuel 16:8|
hêshiybh `âleykha Adonay kol demêy bhêyth-shâ'ul 'asher mâlakhtâtachto [tachtâyv] vayyittên Adonay 'eth-hammelukhâh beyadh'abhshâlom benekha vehinnekha berâ`âthekha kiy 'iysh dâmiym 'âttâh
-
9
|2 Samuel 16:9|
vayyo'mer 'abhiyshay ben-tseruyâh 'el-hammelekh lâmmâh yeqallêlhakkelebh hammêth hazzeh 'eth-'adhoniy hammelekh 'e`berâh-nâ've'âsiyrâh 'eth-ro'sho s
-
10
|2 Samuel 16:10|
vayyo'mer hammelekh mah-liy velâkhembenêy tseruyâh kiy [koh] yeqallêl vekhiy [kiy] Adonay 'âmar loqallêl 'eth-dâvidh umiy yo'mar maddua` `âsiythâh kên s
-
-
Sugestões
Clique para ler Números 25-27
20 de fevereiro LAB 417
PRINCÍPIOS E ORDEM
Números 25-27
Você tem lido a Bíblia direitinho? Tem estudado cada parte dela ou apenas tem feito uma leitura superficial? Tome cuidado porque o leitor da Bíblia que a lê superficialmente torna-se, automaticamente, um cristão superficial.
E não há como aprofundar-se nos conhecimentos bíblicos, principalmente na parte histórica, se ignorarmos as longas listas existentes na Bíblia. As genealogias, por exemplo, são importantes porque nelas conseguimos dados mais palpáveis para a solidificação de um conhecimento histórico, que esteja apto a responder as perguntas básicas: “Quem? Como? Onde? Quando? Por quê?”
Nessas listas, ficamos conhecendo mais de perto as pessoas e as datas. Quando você está fazendo suas anotações, muitas vezes, se quer saber mais detalhes, é preciso dar uma parada na pesquisa e consultar as listas para checar algum nome, relação, parentesco, etc. Por falar em parentesco, na leitura de hoje vemos o próprio Deus dando uma parada para checar a lista, já que a história do povo de Israel estava bagunçada.
O povo deixara de agir por princípios para agir pela lógica humana. Naquela época, a lógica era:
“A divindade está no Céu, nós estamos na Terra; a divindade manda a chuva, nós precisamos da chuva; isso é relacionamento, como um casamento; no casamento, existe o sexo, e o sexo é uma bênção; nos aproximamos da divindade através do culto, isso é relacionamento, como no casamento; logo, a maior expressão disso tudo seria praticar sexo no culto sagrado. E não será adultério, porque não é com a mulher do próximo, é com as sacerdotisas, prostitutas cultuais; e não é maldade, porque não estará matando ninguém, nem roubando, nem esfaqueando, nem brigando; é uma união em nome da paz, do amor, da religião, do bem estar de todos, e com muito prazer, é claro! Então, porque não fazer?”
Essa foi a lógica satânica que se passou na cabeça dos israelitas quando foram acampar em Sitim e se depararam com o estilo de adoração dos moabitas, que praticavam imoralidade sexual na hora dos sacrifícios para os seus deuses. Por princípio, os israelitas sabiam da importância da pureza sexual, que reserva as atividades sexuais somente para dentro do casamento. Mas pela lógica, eles tinham todos os argumentos possíveis para alimentar o prazer.
A consequência disso? Tiago 1:15 responde na teoria: “Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.” Na prática, a consequência disso é respondida na nossa leitura, mostrando que a bagunça geral foi a morte. Por isso existe a reorganização da lista em Números 26 e a readaptação à nova vida em Números 27.
Deus gosta da ordem!
Valdeci Júnior
Fátima Silva