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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|2 Samuel 16:1|
vedhâvidh `âbhar me`ath mêhâro'sh vehinnêh tsiybhâ' na`armephiy-bhosheth liqrâ'tho vetsemedh chamoriym chabhushiym va`alêyhem.mâ'thayim lechem umê'âh tsimmuqiym umê'âh qayits venêbhel yâyin
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2
|2 Samuel 16:2|
vayyo'mer hammelekh 'el-tsiybhâ' mâh-'êlleh lâkh vayyo'mertsiybhâ' hachamoriym lebhêyth-hammelekh lirkobh velehallechem[v][ha][lechem] vehaqqayits le'ekhol hanne`âriym vehayyayin lishtothhayyâ`êph bammidhbâr
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3
|2 Samuel 16:3|
vayyo'mer hammelekh ve'ayyêhben-'adhoneykha vayyo'mer tsiybhâ' 'el-hammelekh hinnêh yoshêbhbiyrushâlaim kiy 'âmar hayyom yâshiybhu liy bêyth yisrâ'êl 'êthmamlekhuth 'âbhiy
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4
|2 Samuel 16:4|
vayyo'mer hammelekh letsibhâ' hinnêh lekha kol'asher limphiy-bhosheth vayyo'mer tsiybhâ' hishtachavêythiy 'emtsâ'-chênbe`êyneykha 'adhoniy hammelekh
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5
|2 Samuel 16:5|
ubhâ' hammelekh dâvidh `adh-bachuriym vehinnêh mishâm 'iysh yotsê' mimmishpachath bêyth-shâ'ulushemo shim`iy bhen-gêrâ' yotsê' yâtso' umeqallêl
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6
|2 Samuel 16:6|
vaysaqqêlbâ'abhâniym 'eth-dâvidh ve'eth-kâl-`abhdhêy hammelekh dâvidh vekhol-hâ`âm vekhol-haggibboriym miymiyno umisemo'lo
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7
|2 Samuel 16:7|
vekhoh-'âmarshim`iy beqalelo tsê' tsê' 'iysh haddâmiym ve'iysh habbeliyyâ`al
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8
|2 Samuel 16:8|
hêshiybh `âleykha Adonay kol demêy bhêyth-shâ'ul 'asher mâlakhtâtachto [tachtâyv] vayyittên Adonay 'eth-hammelukhâh beyadh'abhshâlom benekha vehinnekha berâ`âthekha kiy 'iysh dâmiym 'âttâh
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9
|2 Samuel 16:9|
vayyo'mer 'abhiyshay ben-tseruyâh 'el-hammelekh lâmmâh yeqallêlhakkelebh hammêth hazzeh 'eth-'adhoniy hammelekh 'e`berâh-nâ've'âsiyrâh 'eth-ro'sho s
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10
|2 Samuel 16:10|
vayyo'mer hammelekh mah-liy velâkhembenêy tseruyâh kiy [koh] yeqallêl vekhiy [kiy] Adonay 'âmar loqallêl 'eth-dâvidh umiy yo'mar maddua` `âsiythâh kên s
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Sugestões

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11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva