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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|2 Samuel 7:1|
vayhiy kiy-yâshabh hammelekh bebhêytho vayhvh hêniyach-lomissâbhiybh mikkol-'oyebhâyv
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2
|2 Samuel 7:2|
vayyo'mer hammelekh 'el-nâthânhannâbhiy' re'êh nâ' 'ânokhiy yoshêbh bebhêyth 'arâziym va'aronhâ'elohiym yoshêbh bethokh hayriy`âh
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3
|2 Samuel 7:3|
vayyo'mer nâthân 'el-hammelekh kol 'asher bilbhâbhkha lêkh `asêh kiy Adonay `immâkh s
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4
|2 Samuel 7:4|
vayhiy ballaylâh hahu' vayhiy debhar-Adonay 'el-nâthân lê'mor
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5
|2 Samuel 7:5|
lêkh ve'âmartâ 'el-`abhdiy 'el-dâvidh koh 'âmar Adonay ha'attâhtibhneh-liy bhayith leshibhtiy
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6
|2 Samuel 7:6|
kiy lo' yâshabhtiy bebhayith lemiyyomha`alothiy 'eth-benêy yisrâ'êl mimmitsrayim ve`adh hayyom hazzeh.vâ'ehyeh mithhallêkh be'ohel ubhemishkân
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7
|2 Samuel 7:7|
bekhol 'asher-hithhallakhtiybekhol-benêy yisrâ'êl hadhâbhâr dibbartiy 'eth-'achadh shibhthêy yisrâ'êl'asher tsivviythiy lir`oth 'eth-`ammiy 'eth-yisrâ'êl lê'mor lâmmâh lo'-bheniythem liy bêyth 'arâziym
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8
|2 Samuel 7:8|
ve`attâh koh-tho'mar le`abhdiy ledhâvidhkoh 'âmar Adonay tsebhâ'oth 'aniy leqachtiykha min-hannâvehmê'achar hatso'n lihyoth nâghiydh `al-`ammiy `al-yisrâ'êl
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9
|2 Samuel 7:9|
vâ'ehyeh`immekha bekhol 'asher hâlakhtâ vâ'akhrithâh 'eth-kâl-'oyebheykhamippâneykha ve`âsithiy lekha shêm gâdhol keshêm haggedholiym 'asherbâ'ârets
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10
|2 Samuel 7:10|
vesamtiy mâqom le`ammiy leyisrâ'êl unetha`tiyv veshâkhantachtâyv velo' yirgaz `odh velo'-yosiyphu bhenêy-`avlâh le`annothoka'asher bâri'shonâh
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva