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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|2 Samuel 9:1|
vayyo'mer dâvidh hakhiy yesh-`odh 'asher nothar lebhêyth shâ'ulve'e`eseh `immo chesedh ba`abhur yehonâthân
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2
|2 Samuel 9:2|
ulebhêyth shâ'ul `ebhedhushemo tsiybhâ' vayyiqre'u-lo 'el-dâvidh vayyo'mer hammelekh 'êlâyvha'attâh tsiybhâ' vayyo'mer `abhdekha
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3
|2 Samuel 9:3|
vayyo'mer hammelekhha'ephes `odh 'iysh lebhêyth shâ'ul ve'e`eseh `immo chesedh 'elohiymvayyo'mer tsiybhâ' 'el-hammelekh `odh bên liyhonâthân nekhêhraghlâyim
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4
|2 Samuel 9:4|
vayyo'mer-lo hammelekh 'êyphoh hu' vayyo'mer tsiybhâ''el-hammelekh hinnêh-hu' bêyth mâkhiyr ben-`ammiy'êl belodhebhâr
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5
|2 Samuel 9:5|
vayyishlach hammelekh dâvidh vayyiqqâchêhu mibbêyth mâkhiyrben-`ammiy'êl millodhebhâr
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6
|2 Samuel 9:6|
vayyâbho' mephiybhosheth ben-yehonâthânben-shâ'ul 'el-dâvidh vayyippol `al-pânâyv vayyishtâchu vayyo'merdâvidh mephiybhosheth vayyo'mer hinnêh `abhdekha
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7
|2 Samuel 9:7|
vayyo'mer lo dhâvidh.'al-tiyrâ' kiy `âsoh 'e`eseh `immekha chesedh ba`abhur yehonâthân'âbhiykha vahashibhothiy lekha 'eth-kâl-sedhêh shâ'ul 'âbhiykha ve'attâh to'khallechem `al-shulchâniy tâmiydh
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8
|2 Samuel 9:8|
vayyishtachu vayyo'mer meh `abhdekhakiy phâniythâ 'el-hakkelebh hammêth 'asher kâmoniy
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9
|2 Samuel 9:9|
vayyiqrâ'hammelekh 'el-tsiybhâ' na`ar shâ'ul vayyo'mer 'êlâyv kol 'asher hâyâhleshâ'ul ulekhâl-bêytho nâthattiy lebhen-'adhoneykha
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10
|2 Samuel 9:10|
ve`âbhadhtâ lo 'eth-hâ'adhâmâh 'attâh ubhâneykha va`abhâdheykha vehêbhê'thâ vehâyâhlebhen-'adhoneykha lechem va'akhâlo umephiybhosheth ben-'adhoneykhayo'khal tâmiydh lechem `al-shulchâniy uletsiybhâ' chamishâh `âsâr bâniymve`esriym `abhâdhiym
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Sugestões
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03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva