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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Esdras 1:1|
ubhishnath 'achath lekhoresh melekh pâras likhloth debhar-Adonaymippiy yirmeyâh hê`iyr Adonay 'eth-ruach koresh melekh-pârasvayya`abher-qol bekhol-malkhutho vegham-bemikhtâbh lê'mor
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2
|Esdras 1:2|
koh 'âmarkoresh melekh pâras kol mamlekhoth hâ'ârets nâthan liy Adonay'elohêy hashâmâyim vehu'-phâqadh `âlay libhnoth-lo bhayith biyrushâlaim'asher biyhudhâh
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3
|Esdras 1:3|
miy-bhâkhem mikkol-`ammo yehiy 'elohâyv `immoveya`al liyrushâlaim 'asher biyhudhâh veyibhen 'eth-bêyth Adonay'elohêy yisrâ'êl hu' hâ'elohiym 'asher biyrushâlâim
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4
|Esdras 1:4|
vekhol-hannish'âr mikkol-hammeqomoth 'asher hu' ghâr-shâm yenase'uhu'anshêy meqomo bekheseph ubhezâhâbh ubhirkhush ubhibhhêmâh `im-hannedhâbhâh lebhêyth hâ'elohiym 'asher biyrushâlâim
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5
|Esdras 1:5|
vayyâqumurâ'shêy hâ'âbhoth liyhudhâh ubhinyâmin vehakkohaniym vehalviyyimlekhol hê`iyr hâ'elohiym 'eth-rucho la`aloth libhnoth 'eth-bêyth Adonay'asher biyrushâlâim
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6
|Esdras 1:6|
vekhol-sebhiybhothêyhem chizzequ bhiydhêyhembikhlêy-kheseph bazzâhâbh bârkhush ubhabbehêmâh ubhammighdânoth lebhadh`al-kâl-hithnaddêbh s
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7
|Esdras 1:7|
vehammelekh koresh hotsiy' 'eth-kelêy bhêyth-Adonay 'asher hotsiy' nebhukhadhnetsar miyrushâlaim vayyittenêmbebhêyth 'elohâyv
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8
|Esdras 1:8|
vayyotsiy'êm koresh melekh pâras `al-yadh mithredhâthhaggizbâr vayyisperêm leshêshebatsar hannâsiy' liyhudhâh
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9
|Esdras 1:9|
ve'êllehmispârâm 'agharthelêy zâhâbh sheloshiym 'agharthelêy-kheseph 'âleph.machalâphiym tish`âh ve`esriym s
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10
|Esdras 1:10|
kephorêy zâhâbh sheloshiym kephorêykheseph mishniym 'arba` mê'oth va`asârâh kêliym 'achêriym 'âleph s
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Sugestões
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08 de setembro LAB 617
ENTENDENDO PROFECIAS
Ezequiel 36-38
No livro de Ezequiel, Deus usa todos os recursos possíveis para chamar a atenção do ser humano sobre alguns detalhes indispensáveis na existência de qualquer pessoa: a) Cada pessoa precisa ter a consciência de que suas ações traçam-lhe um destino; b) Este destino têm instâncias de curto e médio prazo, mas é, também, inescapavelmente, eterno; c) Só há duas opções de modo deste destino: bom ou ruim; d) Por isso, ninguém passa pela vida numa forma isolada, onde, independente, sua existência não tenha a ver com outros seres; e) E destes seres, o mais interessado é Deus; ele é capaz de fazer de tudo (que seja compatível com o caráter do bem), para dar-lhe o melhor dos destinos. Veja estes princípios, explícita e implicitamente, nos capítulos da leitura de hoje.
E é nesta linha de raciocínio que chegamos ao capítulo 38. “Gogue e Magogue” ainda hoje é uma expressão usada por alguns para referir-se aos mais diversos bizarros significados. Mas o sentido teológico desta figura profética deste capítulo aqui é que este nome, Gogue, designa um personagem até certo ponto misterioso, que termina personificando e conduzindo todas as forças hostis a Deus e ao Seu povo. O profeta Jeremias (caps. 2 a 4) já havia se referido extensamente a um inimigo que viria do norte. Esse assunto repete-se aqui, com um diferencial. Agora já não se trata mais de uma invasão enviada contra Israel para que seus pecados sejam castigados. Desta vez, é o próprio Senhor que intervém, com o objetivo de destruir os inimigos do povo de Deus, levando ao cumprimento das promessas de salvação já referidas anteriormente, a partir do capítulo 34.
Os comentários da Bíblia de Estudos Almeida fazem lembrar que “a idéia de último ataque das forças do mal contra o povo de Deus é tipicamente apocalíptica e reaparece em Apocalipse 16:16; 19:17-18; e 20:7-9. E realmente, por exemplo, nas palavras de Ezequiel 38:2-3 – ““Filho do homem, vire o rosto contra Gogue, da terra de Magogue, o príncipe maior de Meseque e de Tubal; profetize contra ele e diga: Assim diz o Soberano, o SENHOR: Estou contra você, ó Gogue, príncipe maior de Meseque e de Tubal.” – vemos uma ligação direta com Apocalipse 20. Isso pode ser melhor entendido na leitura de Ezequiel 38:14-16. Por uma questão de espaço não transcrevo tal passagem aqui (você pode lê-la diretamente do texto bíblico), mas deixo explicado que essa profecia, que não se cumpriu, foi transferida, pelo apóstolo João, para o tempo pós-milênio, que ainda está no futuro, referenciado em Apocalipse 20, quando trata de Gogue e Magogue como os inimigos de Israel, povo de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva